Formada em Biologia pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), a ex-aluna, Fabiana Tavares Moreira, viaja em janeiro de 2008 para Austrália, com bolsa da Universidade de Sidney a fim de começar o doutorado. Segundo Fabiana, apenas 40 bolsas são oferecidas pela universidade australiana a estudantes do mundo inteiro.

A bióloga estudará, por três anos, as alterações na fauna marinha causadas pela liberação de substâncias químicas jogadas no mar. “Além do problema ambiental, a pesquisa levantará também os danos causados na economia local”.

Fabiana se formou em 2000 e ao longo desses sete anos aproveitou todas as oportunidades que a universidade e seu esforço lhe proporcionaram. “Fazer o curso na UNISANTA foi decisivo na minha vida profissional. O curso era no período noturno, o que não era comum nas outras universidades na minha época, assim eu consegui aproveitar as oportunidades de estágios que me apareceram e ainda fazer curso de inglês”.

Durante a graduação, a ex-aluna fazia estágio como técnica de laboratório e assim conseguiu uma indicação para entrar no Programa de Pós-Graduação de Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (Procam – USP), onde desenvolveu sua pesquisa de mestrado no Campus do Litoral Paulista da UNESP e pelo Instituto Oceanográfico da USP, sob as orientações do Prof. Dr. Augusto Flores (UNESP, CSV) e do Prof. Dr. Joseph Harari (IO-USP).

Foram dez meses pesquisando a importância de estudos sobre a biologia larval na regulação de populações marinhas, mais especificamente os caranguejos, em duas enseadas do município de Ubatuba, litoral norte do Estado.
Seu mestrado foi destaque da revista internacional Marine and Freshwater Research, na edição de agosto deste ano.

“Essa publicação, com certeza, pesou bastante no processo seletivo para bolsa”.