Um dos objetivos do 66º Congresso Nacional de Botânica, que será aberto neste domingo (25/11), é atrair jovens da graduação para uma carreira pouco valorizada: ser botânico. Essa importância ficou muito clara no filme Perdido em Marte, com Matt Damon.

“I am a botanist”. “Eu sou um botânico”! – disse o ator Matt Damon, no filme Perdido em Marte, ao mostrar sua luta para sobreviver sozinho no planeta vermelho. A frase faz parte da campanha da Sociedade Americana de Botânica e integra um movimento internacional para mostrar o quanto o presente e o futuro do planeta depende desse profissional, conforme está sendo mostrado em um dos minicursos do 66º Congresso Nacional de Botânica.

A informação é do biólogo Rafael Louzada (UFP), coordenador da Comissão Científica do Congresso, que será realizado até dia 30 no Mendes Convention Center, em Santos.

O diferencial desse encontro, enfatiza Louzada, é justamente debater, além dos numerosos temas científicos, a necessidade de renovação na carreira. “Precisamos atrair jovens e demais pessoas que estão no mercado de trabalho para as pesquisas e o magistério da botânica. As técnicas de escalada e rapel, utilizadas na botânica, ajudam na carreira que se abre para engenheiros florestais, ecólogos e biólogos”, afirma Louzada.

O biólogo, formado na Universidade Santa Cecília (Unisanta), já organizou outros congressos, como o internacional sobre Evolução de Bromélias, realizado em Porto de Galinhas, Pernambuco.

Rapel e escalada

Esse foi o tema de um dos minicursos realizados neste sábado (24/11) na Unisanta que mais despertou interesse. Christiano Peres Coelho (UFG) explica a importância desse esporte nas pesquisas: para estudar as plantas e insetos nos topos das árvores, em grutas e em outros locais fora do chão, é necessário saber escalar e descer (fazer rapel). A flora existente em uma árvore de 50 metros de altura somente será conhecida se subirmos até o topo e descer com segurança.

No Brasil, cerca de 20 pesquisadores trabalham exclusivamente com esse tipo de pesquisa, o que é muito pouco, afirma Peres Coelho. “Conhecer o dossel (alto das florestas), que corresponde a última fronteira da natureza, é fundamental para a ciência”.

Cerca de 20 alunos de graduação se inscreveram para esse minicurso, procedentes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará e Rio de Janeiro. Eles tomaram contato com o equipamento necessário para escalar e descer árvores e paredes, mas não foi um curso de habilitação às técnicas, porque seria necessário um mínimo de 60 horas.

Abertura

O Congresso Brasileiro de Botânica será aberto oficialmente às 18h30 horas deste domingo, no Mendes Convention Center, em Santos. Reúne 1.400 cientistas e estudantes no Brasil e do exterior. A organização é da Sociedade Botânica do Brasil e  da Universidade Santa Cecília – Unisanta.

Neste sábado, até às 18 horas, estão sendo realizados 12 minicursos na Universidade, no auditório  do Bloco E  e  nas salas e laboratórios dos Blocos E, F, A e B. Para este fim de semana estão previstas excursões científicas à Restinga de Bertioga e aos Costões Rochosos da Praia de Pernambuco, Guarujá.

As demais atividades prosseguirão até dia 30 no Mendes Convention Center, com apoio da Prefeitura Municipal de Santos e do Santos e Região e do Convention & Visitors Bureau.   Além dos minicursos, o Congresso abrange  palestras, 27 simpósios e dez mesas-redondas. Pela oitava vez o estado de São Paulo sedia o congresso, um dos mais importantes e tradicionais eventos científicos do Brasil.

O tema é “A botânica em transformação” e o símbolo do congresso  é uma das plantas mais representativas da região, o manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis), que tem a coloração das pétalas modificada após a polinização.

Na terça-feira, das 10 às 16 horas, haverá uma aula de sensibilização à botânica aberta ao público, na praia, em frente à Rua da Paz, no canal 3.

Herbários

Para assinalar o evento,  a Unisanta preparou uma edição especial sobre Herbários de  sua revista científica  BioScience, que será apresentada dia 29/10,  no Mendes Convention Center, das 18h30-19h30, no foyer do 2º pavimento. São focalizados 117 herbários do País.

Unisanta e Sociedade Botânica do Brasil realizam Congresso Nacional de Botânica, de 24 a 30/10 | Portal de Notícias | Universidade Santa Cecília. .

66º Congresso Nacional de Botânica

Minicursos  na Unisanta

Quando: 24/10/2015   –  sábado.

Horários: das 8 às 18 horas –

Onde: Bl A lab 01, lab B12, B13, lab 27lab D04, salas do E 311,312,313,314,315,316, 411,412,413,414, 611,612,613,614,615,616 Aud E, e salas do Bl F 72,73,74,75

Outras informações sobre o congresso pelo site www.66cnbotanica.com.br