Um profissional generalista, que consiga trabalhar em várias áreas como a administração e o gerenciamento de pessoas, sem eliminar a competência técnica. Este é o perfil atual do profissional da indústria automobilística, segundo o engenheiro de produtos da Volkswagen do Brasil, Ricardo da Silva Rodrigues. Ele esteve na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), no último dia 25 de junho, ministrando a palestra A evolução do software e hardware na indústria automobilística, dirigida a alunos e ex-alunos do curso de Pós-Graduação em Tecnologia e Sistemas de Informação.

Para ilustrar as explicações do debate o engenheiro expôs, no pátio da Universidade, um automóvel CrossFox, novo modelo da Volks desenvolvido com inteligência artificial. “O carro possui tecnologia avançada, boa e nacional”, afirma Rodrigues. Além de ser vendido no Brasil, o veículo também está sendo exportado para a Alemanha.

Durante a palestra, o engenheiro abordou itens referentes ao desenvolvimento de alguns automóveis, como os sistemas eletrônicos, linha de diagnose, redes de dados, sensores e tendências na indústria brasileira. De acordo com Rodrigues, em comparação com o mundo o Brasil está com 30% de sua capacidade de evolução.

“É preciso criar soluções inteligentes e mais baratas. Se a tendência é a exportação precisamos de competência técnica. Isso é possível a partir de parcerias entre universidades e empresas. As necessidades das empresas deverão ser supridas pelas escolas”, ressalta Rodrigues, que além de engenheiro da Volks é mestre em Tecnologia de Sensores e doutorando em Automação Industrial.

Impressões – “É muito interessante a capacidade de adaptação do automóvel em algumas situações, além de sua autonomia em determinados eventos”, afirma o aluno Leonardo de Lucena Dalva. “É a inovação em termos de tecnologia. Agrega valores ao nosso curso”, conclui o estudante André Luís Martins do Nascimento.

Curso – O curso de Pós-Graduação em Tecnologia e Sistemas de Informação é desenvolvido na UNISANTA desde 1990 e está em sua 15ª turma. Desde então, ele vem sendo atualizado de acordo com a necessidade dos interessados e do desenvolvimento tecnológico.

“Em 1990 o curso tinha o nome de Pós-Graduação em Ciência da Computação e formou cinco turmas. Após isso, foram feitas adaptações na grade curricular e o curso passou a se chamar Circuitos Elétricos e Computação, também formando cinco turmas. Há cinco anos, ele sofreu outras modificações e passou a ser ministrado como Tecnologia e Sistemas de Informação, e esta em sua quinta turma”, explica o professor Antônio Bautista Fidalgo, coordenador do curso há quinze anos.

Ainda de acordo com o coordenador, todos os alunos das últimas cinco turmas do curso estão empregados. A maioria é formada em Ciência ou Engenharia de Computação.

O curso tem como objetivo estudar e desenvolver técnicas que contribuam para o estabelecimento de uma tecnologia adequada às condições brasileiras, além de formar profissionais com conhecimentos amplos e profundos em áreas específicas e desenvolver o interesse pela pesquisa.

Seu público-alvo é composto de graduados em Engenharia, Computação, Administração, Matemática, Tecnologia, Física, Química e outras áreas correlatas. Entre as disciplinas que o compõem estão: Tecnologia da Informação; Teleprocessamento-Redes de Computadores; Arquitetura Avançada de Computadores; Planejamento de Sistemas de Informação; Introdução à Inteligência Artificial; Confiabilidade e Segurança em Computação; Engenharia de Software e Metodologia da Pesquisa e Comunicação.

A nova turma do curso terá início em janeiro. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.unisanta.br/posgraduacao ou pelo telefone 3202-7104. A Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNISANTA fica na rua Cesário Mota, 20, Boqueirão.