O Laboratório de Operações Unitárias “Oswaldo Bonfanti”, do curso de Engenharia Química, juntamente com o curso de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em conjunto com a empresa Vale Mais, desenvolveu o equipamento EHPE, que faz biomassa de banana verde.
Nesta terça-feira (13), o coordenador executivo da agroindústria em alimentos funcionais, orgânicos, naturais e saudáveis, de origem vegetal (Vale Mais), Cleonildo Filho, esteve na Unisanta para adquirir o módulo.
Cleonildo conta como soube do trabalho realizado pela Universidade. “Quando houve o lançamento do NINE (Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo), eu vi um trabalho da Engenharia Química da Unisanta, de secagem por spray dryer, e me chamou muita atenção.”
“O equipamento EHPE de extrusão – processo de compressão de uma matéria prima por um cilindro sólido de encontro a um orifício existente em um molde ou ferramenta. O objetivo é fazer o material fluir por esse orifício, sob o efeito de altas pressões e elevadas temperaturas – homogeneização, pasteurização e envase vão fazer com que todas essas operações sejam automatizadas e não mais manuais”, explica o coordenador.
Quando questionado sobre o trabalho feito pelo Laboratório de Operações Unitárias da Unisanta, ele disse: “É sensacional, fantástico!”
O módulo ficou pronto em um ano, e cerca de oito alunos, desde o primeiro semestre até os formados, dos cursos de Engenharia Mecânica e Química, atuaram no projeto.
A equipe que participou do desenvolvimento do equipamento foi incentivada pelo diretor do curso de Engenharia, Dr. Antonio Salles Penteado, e foi coordenada pelos docentes Deovaldo de Moraes Junior, Luis Renato Lia, Ricardo Oi, Carlos Alberto Moino e Marlene Silva Moraes. Os técnicos Gilmar Alcântara, Volnei de Lemos e Irineu Penha da Ressurreição também participaram do projeto.