Na noite desta terça-feira, 12/4, alunos de Engenharia Química e Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) tiveram a oportunidade de conhecer as mais variadas aplicações da tecnologia desenvolvida pela Kyocera Corporation, empresa japonesa cinquentenária, considerada uma das principais fabricantes mundiais de cerâmica de alta tecnologia e que, atualmente, emprega 44 mil pessoas em mais de 20 países. Tem sede em Kyoto, no Japão.

Estiveram presentes o diretor presidente da Kyocera no Brasil, Eiji Tanaka, e os representantes da empresa no Japão, EUA e em São Paulo, respectivamente Yasumichi Okuda, Sammy Matsuda e Peter Silva. A comitiva foi recebida pela reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, que revelou o interesse em estreitar as relações entre as instituições, possibilitando agregar conhecimento aos estudantes de Engenharia – curso que está completando 40 anos.

“A presença desta comitiva japonesa se traduz em janelas de oportunidades que se abrem para o aluno da Unisanta. Queremos celebrar um protocolo de intenções com a Kyocera, de forma que os estudantes e formados em Engenharia possam ser uma resposta às necessidades da empresa e contribuam para um crescimento ainda maior da tecnologia”, afirmou a reitora.

Também participaram do evento, os coordenadores de Engenharia Química e Mecânica da Unisanta, Luis Renato Bastos Lia e Carlos Alberto Amaral Moino, respectivamente, além do coordenador de Relações Institucionais da Unversidade, Luis Vidal de Negreiros, e professores dos cursos.

Cerâmica Avançada – O aprofundamento dos conhecimentos sobre a ciência dos materiais proporcionaram ao homem o desenvolvimento de novas tecnologias e aprimoramento das existentes nas mais diferentes áreas, como aeroespacial, eletrônica, nuclear e muitas outras e que passaram a exigir materiais com qualidade excepcionalmente elevada.

Tais materiais passaram a ser desenvolvidos a partir de matérias-primas sintéticas de altíssima pureza e por meio de processos rigorosamente controlados. Estes produtos, que podem apresentar os mais diferentes formatos, são fabricados pelo chamado segmento cerâmico de alta tecnologia ou cerâmica avançada. Eles são classificados, de acordo com suas funções, em: eletroeletrônicos, magnéticos, ópticos, químicos, térmicos, mecânicos, biológicos e nucleares.

Os produtos deste segmento são de uso intenso e a cada dia tendem a se ampliar. Como alguns exemplos, podem ser citados: naves espaciais, satélites, usinas nucleares, materiais para implantes em seres humanos, aparelhos de som e de vídeo, suporte de catalisadores para automóveis, sensores (umidade, gases e outros), ferramentas de corte, brinquedos, acendedor de fogão, etc.