Introduzir o engenheiro e profissionais afins na construção, gestão e logística de plataformas petrolíferas offshore,sistemas elétricos e de comunicação, navegação e controle de navios são alguns dos tópicos do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Estrutura Naval para Petróleo e Gás, promovido pela Universidade Santa Cecília (Unisanta).

O objetivo é oferecer aos engenheiros e profissionais das áreas próximas conhecimentos teóricos e práticos necessários para o desenvolvimento de habilidades e competências para coordenar, executar e acompanhar as etapas de projetos e construção naval e offshore, dentro das normas de qualidade, segurança, saúde e preservação ambiental.

A construção de estaleiros, plataformas e navios-sonda são atividades pertinentes ao engenheiro naval, mas um profissional de Engenharia, com um curso de pós na área, poderá participar dos projetos, oferecendo seus conhecimentos específicos, explica o Prof. Ms. Eng. Ricardo Oi, coordenador desse curso lato sensu e do curso de Graduação em Engenharia de Produção da Universidade.

Carência de especialistas – “O setor de petróleo e gás tem se constituído na vanguarda da indústria brasileira, destacando-se pela riqueza gerada e criação de empregos”, menciona o Prof.Ricardo Oi. As recentes descobertas na Bacia de Santos colocam o Brasil dentre as principais reservas em petróleo e gás natural do mundo.

“Este setor é, também, o motivo para o desenvolvimento de avanços tecnológicos reconhecidos mundialmente, os quais têm garantido ao Brasil a primazia na exploração de petróleo em grandes profundidades. As principais ferramentas dessa área são as plataformas de petróleo e os navios do tipo FPSO (Floating Production, Storage and Offloading).

A despeito da importância do segmento, constata-se a carência de profissionais especializados e atualizados para suprir os postos de trabalho criados e em criação, relacionados ao projeto, construção, manutenção e reparo de plataformas e navios. Os estaleiros existentes e aqueles que estão sendo construídos no Brasil estarão envolvidos em sua plena capacidade de produção nos próximos anos, justificando assim formar especialistas nessa área, completa o Eng. Ricardo Oi.

Observa o engenheiro que todo grande empreendimento necessita de apoio multidisciplinar de especialistas, principalmente em uma área tão complexa como plataformas e navios-sonda“Nesse caso, os engenheiros civil, elétrico, de computação, operacional e geólogos, entre outros profissionais, serão muito importantes nesses setores cujas perspectivas são das mais promissoras para a Baixada Santista”.

Carga horária – O curso Lato Sensu em Engenharia de Estrutura Naval para Petróleo e Gás da Unisanta tem uma carga horária de 432 horas, com aulas aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Público alvo: egressos dos cursos de engenharia naval, mecânica, civil, petróleo, elétrica e áreas afins. O corpo docente é constituído por professores (mestres e doutores) com larga experiência em desenvolvimento de projetos e pesquisas na área.

Informe-se sobre início da próxima turma na Rua Cesário Mota, 24 – Boqueirão – Santos – SP.
Tel.: (13) 3202-7104 (Central de Atendimento).
cursospos@unisanta.br
ricardo.oi@unisanta.br