Colégio Santa Cecília apresenta trabalhos científicos no IV Cobric, pela primeira vez

416

Dificuldades dos usuários do SUS, projetos de dragagem do canal de Santos e percurso dos trens foram alguns dos temas abordados no Congresso de Iniciação Científica.

A integração entre a Universidade e o Colégio Santa Cecília permite que os alunos vivenciem experiências preparatórias para o futuro. Nesta sexta (27), estudantes do Ensino Médio do Colégio apresentaram trabalhos no IX Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC), realizado pela Unisanta. Quase 500 pesquisas de estudantes de instituições públicas e particulares de Ensino Superior e Médio de diversas regiões do País foram apresentadas durante o evento, entre elas, quatro desenvolvidas no Colégio Santa Cecília.

Esta foi a primeira edição do Congresso em que os alunos de Ensino Médio foram estimulados a participar. “A participação e o envolvimento tanto dos alunos, como dos professores foi contagiante. Pretendemos, para a próxima edição, ampliar este enfoque e mostrar aos alunos do Ensino Médio que a Iniciação Científica já pode acontecer nesta fase de formação”, disse a presidente do Cobric, Profª. Drª. Brigitte Rieckmann dos Santos.

Problemas do SUS – “Os estudos apresentados pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio focaram o Sistema Único de Saúde (SUS). Os trabalhos expostos foram: O que é o SUS? e As dificuldades atuais do SUS”.

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio, também do Santa Cecília, apresentaram painel sobre o Projeto Urbanístico da Cidade de Santos, com foco nas Linhas e Percursos dos Trens e Dragagem do canal de Santos.

“O intuito do trabalho foi falar as principais dificuldades que ocorrem no SUS. O Sistema é um direito de todos. Na pesquisa falamos do baixo investimento feito pelo governo e que não é suficiente, da demanda infinita, filas absurdas, com maior caso de infartos, falta de medicamentos, materiais e profissionais especializados nas áreas”, explicou a aluna Aline Freitas.

Alargamento do Canal – Samuel dos Santos, do 2º ano, fez parte do grupo que falou sobre o Alargamento do Canal. Eles destacaram os benefícios, problemas financeiros e impactos ambientais que essa ação pode trazer. O estudante gostou muito de ter participado do Congresso. “Foi muito bom. É uma experiência nova, um processo para quando formos à faculdade, sabermos como será”, disse.

“É de suma importância a participação dos alunos ainda na fase escolar pois propicia uma experiência de vida acadêmica fantástica, preparando-os para o futuro. A Escola tem oferecido aos alunos a participação em Olimpíadas e projetos como o Câmara Jovem e Parlamento Jovem. No COBRIC é a primeira vez e acreditamos ser o começo de um novo direcionamento e qualificação dos alunos do Santa”, falou o professor de História do Colégio, João Carlos Oliveira.