Cinco TCCs de ex-alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foram selecionados para o IX Pianc-Copedec 2016, uma conferência internacional de engenharia costeira portuária em países em desenvolvimento.  O evento ocorrerá entre os dias 16 e 21 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ).

Aline Torres, Patrícia Chinem, Júlio César, Eduardo Andrade, Glayce Gomes, Marcelli Linder e Lydia Guarmani, todos de engenharia, e Tainá Secco, de Arquitetura, tiveram seus respectivos trabalhos indicados pelo Professor Adilson Luiz, coordenador do Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais (NEPOMT) Unisanta, e foram aprovados.

O TCC de Hidrovia- Cargas é de autoria de Eduardo Andrade Chaves, Glayce Batista Gomes Leite e Júlio César Reis de Jesus. Já o de Ferrovias, de Lydia Aparecida Cabral Guarmani e Marcelli Nogueira Linder. O Trabalho de Conclusão de Curso dos “Green Ports” (Portos Verdes), foi realizado por Bianca Lima Pereira, Enéias Santos da Silva e Tuani de Godoy Ferreira. O de Hidrovia-Passageiros é de autoria de Aline Reis de Torrese e     Patrícia de Castro Chinem, enquanto o TCC relacionado ao Terminal de Cruzeiros é de   Tainá Tavares Secco e Aguinaldo Secco Junior.

Os autores do trabalho sobre “Green Ports” são alunos do último ano de Engenharia Civil. Os demais já concluíram suas graduações. Tainá Secco, autora de TFG sobre Terminal de Passageiros, é arquiteta. Os autores dos TCCs sobre Hidrovias (Passageiros e Cargas) e Ferrovias já são engenheiros.

Quatro destes TCCs foram selecionados para apresentação. São eles: Hidrovia-Cargas, Ferrovias, Green Ports e Terminal de Cruzeiros; e um (Hidrovia-Passageiros) para pôster. Os artigos científicos destes respectivos alunos citados deverão ser entregues até o dia 31 de julho.

Todos os  trabalhos tiveram repercussão na mídia. Confira alguns deles Aluna propõe a mudança do Terminal de Passageiros do Porto de Santos  e  Sustentabilidade portuária em análise.