Resolver problemas conflitantes em determinadas situações de áreas como Medicina, Biologia e Engenharia entre outras, através da inteligência artificial, é um dos focos da Lógica Paraconsistente. Os estudiosos da área desenvolvem programas para que as máquinas consigam agir de forma inteligente, ou seja, tomar decisões complicadas sem que o operador precise consultar um especialista da área, levando em consideração contradições humanas e imprevistos.
A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) é um dos principais núcleos de pesquisas do País em Lógica Paraconsistente e por isto promove, a partir desta quarta (21) e até sexta (23), no Consistório, o VI Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia – LAPTEC 2007, em parceria com a Universidade Federal de Itajubá – MG (UNIFEI).
Durante os três dias de Congresso, serão apresentados 76 trabalhos selecionados pelo Comitê Avaliador, trazendo relevantes resultados de pesquisas de Lógica Aplicada no Brasil e no exterior. Todos os trabalhos tratam de aplicações de Lógicas em diferentes áreas do conhecimento humano.
Palestras – Durante o Congresso serão apresentadas, sempre às 9 horas, palestras de cientistas de renome internacional, especialmente convidados para o evento. São eles: Prof. Dr. Vladimiro Miranda, diretor do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC) da Universidade do Porto, em Portugal, que falará sobre Inteligência computacional para prever as condições de ventos. O Dr. Bob Howlet, professor e pesquisador da Brighton University, Inglaterra, apresentará as novas pesquisas do Centro de Engenharia do Conhecimento (UK).
O Dr. Jair Minoro Abe, professor e pesquisador do IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da USP), que ministrará a palestra de abertura do Congresso: Lógica Não-Clássica e suas Aplicações em diversas áreas do conhecimento.
Aplicando novas tecnologias no Sistema Elétrico de Potência é o tema que será abordado pelo Dr. Germano Lambert-Torres, professor e pesquisador da UNIFEI. Segundo o professor, o setor elétrico carece deste tipo de ferramenta computacional, devido a diversas informações conflitantes que precisam ser resolvidas com decisões mais rápidas e direcionadas.
Lançamentos – No decorrer do evento, serão lançados os livros: A Lógica Paraconsistente Anotada, cuja autoria é dos pesquisadores da UNIFEI, a Profa. Dra. Helga Gonzaga Martins, o Prof. Dr. Germano Lambert Torres e o Prof. Dr. Luiz Francisco Pontin; e A Lógica Fuzzy – Conheça e entenda a Lógica Fuzzy, livro de divulgação científica em quadrinhos, de autoria dos pesquisadores da UNISANTA e IEA-USP, o Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho e o Prof. Dr. Jair Minoro Abe, com ilustrações do cartunista Ed Carlos.
De acordo com o professor João Inácio, o objetivo do livro é proporcionar ao leitor conhecimentos e atualizações sobre a Lógica Fuzzy, importante tema de pesquisas científicas e tecnologias atuais. Utilizando uma linguagem fácil e visual dos quadrinhos, o livro é direcionado ao público em geral, desde estudantes do Ensino Médio a pesquisadores da área. Difundida no mundo desde 1965, a Lógica Fuzzy aponta diversos níveis de opções, em diferentes situações.
Ficarão em exposição, durante os três dias do congresso, no Espaço Cultural da UNISANTA, as ilustrações do cartunista Ed Carlos e algumas páginas selecionadas do livro. Os participantes poderão visitar o espaço das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Workshop – No dia 22, será realizado um workshop em Aplicação da Lógica em Manutenção Preditiva de Motores Elétricos, coordenado pelo Prof. Dr. Germano Lambert Torres. Atualmente Lambert é professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da UNIFEI e coordenador do Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial.
Congresso – O LAPTEC foi idealizado por um grupo de jovens pesquisadores e concretizado por especialistas experientes e abnegados com a finalidade de oferecer um fórum de debates e divulgar as pesquisas nos temas mencionados. Também é preocupação do Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia promover contatos com empresas para o intercâmbio real entre as pesquisas do meio acadêmico com aplicações concretas do dia-a-dia.
O Congresso é um fórum no qual são abertos os canais de investigações acadêmicas e de aplicações reais de tipos diferentes de lógicas. Tem por objetivo investigar o que uma empresa realmente necessita, indicando caminhos para interagir com órgãos de fomento como a FAPESP, CNPq, FINEP e outros. Dessa forma se fará efetivamente inovação tecnológica, buscas de parcerias entre investigadores e empresas O Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia tem contado com apoio de entidades como a FAPESP, ABJICA, IEEE, UNIFEI, Himeji Institute of Technology (Japão), IEA-USP, SBC, SBPC, Shizuoka University (Japão), UFRJ, UFRJ-COPPE e USP-São Carlos, Standford University, The University of British Columbia, Teikyo Heisei University, Osaka University, University of Liège, University of Dortmund, Universitat Dresden, University of Maryland, entre outras.
O V Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia realizou-se na cidade de Himeji – Japão, no ano de 2005 e teve o apoio principal da Himeji Institute of Technology, entre outras entidades famosas. Este ano, a UNISANTA foi escolhida por ser um dos maiores centros de estudos do País em Lógica Paraconsistente. O Núcleo de Pesquisas Eletrônicas da UNISANTA é coordenado pelo professor mestre Maurício Conceição Mário, e desenvolve aplicações práticas em atividades como sistemas de energia elétrica, softwares para diagnósticos médicos e outras pesquisas sobre robótica e inteligência artificial.
A LAPTEC 2007 tem o patrocínio da FAPESP, CNPq e Energias do Brasil e Distribuidoras. Informações: www.laptec.unifei.edu.br.