As famosas séries de aviões Demoiselles, construídos por Alberto Santos Dumont depois do 14-bis, serviram de inspiração para a atividade prática dos alunos do 3º ano de Engenharia Industrial Mecânica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).
Divididos em sete grupos, os estudantes apresentarão seus “aviões” neste sábado (27), às 10 horas, quando terão seus projetos avaliados e testados pelo professor José Carlos Morila, responsável pela atividade. A demonstração será feita no pátio do Bloco A do Campus, Rua Oswaldo Cruz, 255.

Segundo o coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, prof. Carlos Alberto Amaral Moino, a proposta é aplicar a teoria de cálculos de resistência dos materiais numa atividade prática desafiadora, que possibilite o desenvolvimento da criatividade e o trabalho em equipe.

“Para a realização dessa tarefa, os alunos contaram com duas poderosas ferramentas para o estudo de cálculos de resistência de materiais: o software de projeto mecânico em 3D SolidWorks e o software de análise de projeto COSMOS.”

A avaliação levará em conta o tempo em que o avião ficará no ar e a distância de vôo. O Demoiselle, considerado o menor, mais veloz e versátil aparelho criado por Santos Dumont, apareceu em 1907. Contava com um motor de dois cilindros, com potência de 35 HP e uma estrutura de 8 metros de comprimento, com uma treliça de bambu com juntas metálicas.