O primeiro curso do Estado de São Paulo de nível médio para plataformistas de petróleo, promovido pelo Ministério do Trabalho e Prefeitura de Santos terá seu encerramento dia 26/2 (sexta-feira), na Universidade Santa Cecília (Unisanta). Às 18 horas, os 50 alunos concluintes terão aula no Laboratório de Operações Unitárias com o prof. Dr. Deovaldo de Moraes, sobre Aplicações de fenômenos físico-químicos e equipamentos das plataformas de petróleo.
Às 19h30, haverá uma palestra sobre exploração de petróleo, seguida de visita à Minirefinaria da Petrobras, instalada na Unisanta.
O coordenador do curso de Plataformista é o engenheiro Waldemar de Oliveira Junior, com larga experiência em automação industrial e formação de mão de obra profissional para o SENAI, especialmente na área de automação para plataformas marítimas. Ele tem Mestrado em Educação.

Início de carreira de offshore

O curso começou dia 7 de dezembro último. O trabalho de plataformista é o início de carreira de nível médio para trabalhar offshore, em plataformas de petróleo. É uma área de grande demanda por mão-de-obra, conforme afirma Oliveira Júnior.