O primeiro curso do Estado de São Paulo de nível médio para plataformistas de petróleo, promovido pelo Ministério do Trabalho e Prefeitura de Santos, foi encerrado dia 26/02 (sexta-feira), na Universidade Santa Cecília (Unisanta). Às 18h, os alunos foram recebidos no Consistório pela reitora, Drª Silvia Teixeira Penteado, professores do curso e da Universidade.
A aula foi iniciada com uma apresentação feita pela reitora da Universidade, Drª Sílvia. Em seguida os concluintes foram transferidos para o Laboratório de Operações Unitárias, onde tiveram uma aula com o Prof. Dr. Deovaldo de Moraes, sobre Aplicações de fenômenos físico-químicos e equipamentos das plataformas de petróleo.
Após a palestra, os alunos seguiram para outra aula com o tema Exploração de petróleo. O curso foi concluído com a visita dos alunos à Minirefinaria da Petrobras, instalada na Unisanta. A Minirrefinaria Petrobras / Unisanta, única no País em operação, reproduz como se faz o refino do petróleo, passo a passo. O equipamento está instalado, desde dezembro de 2008, no Laboratório de Engenharia do Petróleo da Unisanta, térreo do Bloco M do Campus.
O coordenador do curso de Plataformista, o Eng. Waldemar de Oliveira Junior, falou a respeito do curso, que foi o primeiro a ser realizado no Estado de São Paulo. Ele disse ter escolhido a Unisanta para esta aula final, devido ao excelente Laboratório de Operações Unitárias. O professor explicou que esse curso existe apenas em duas outras cidades no Brasil: no Rio de Janeiro e em Aracajú. O curso, finalizado na Unisanta, teve como patrocinadores o Fundo de Assistência do Trabalhador (FAT), Ministério do Trabalho e Prefeitura de Santos, fazendo com que os alunos fizessem o curso e recebessem o certificado gratuitamente.
A respeito dos empregos gerados pelo Pré-Sal em Santos, o Coordenador falou que seriam movimentadas as áreas de logística, eletrônica, mecânica, instrumentação, engenharia termoquímica, geologia, bem como as áreas de hotelaria, comércio e serviços em geral.
Depoimentos – O aluno Thiago Esteves (25 anos) adorou a aula prática. Thiago, que está há dois anos e meio desempregado, disse que, quando for reinserido no mercado de trabalho, irá realizar seu sonho de estudar Engenharia Elétrica na Unisanta.
Já o aluno Cicero Arlindo, (32 anos), prestes a entrar na Usiminas, ficou muito empolgado com a aula prática. Para ele a aula completou o curso teórico reforçando o conteúdo da apostila. “Foi dito que poderemos voltar para novas visitas no laboratório, pretendo voltar.”, concluiu Cícero.