[Atualização] Previsão de mar agitado e maré elevada se mantém até a madrugada de domingo (05/04), informa o NPH Unisanta

Confira relatório na íntegra:

Conforme previsto pelos modelos numéricos do NPH-Unisanta, o mar está agitado e a maré elevada desde a tarde de sexta (03/04). Os sensores da Praticagem de São Paulo registraram ondas acima de 3,0 m durante toda a madrugada de sábado (04/04) e pico de 4,1 m na Ilha das Palmas às 6h. Além disso, o nível do mar atingiu 2,1 m na Baía de Santos (1h) e 2,3 m no interior do estuário (2h).

A previsão de mar agitado e maré elevada se mantém até a madrugada de domingo (05/04), com ondas acima de 2,0 m na Baía de Santos (Figuras 1 e 2) e nível do mar com aumentos superiores a 70 cm em relação à tábua de marés (Tabela 1, Figuras 3, 4 e 5).

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de Alerta devido à ocorrência e previsão de maré acima de 2 metros e ondas acima de 3 metros. Se a previsão se mantiver há possibilidade de novos alagamentos devido à maré elevada. No entanto, não são esperados impactos significativos nas estruturas urbanas costeiras devido à direção preferencial das ondas.

Cabe também ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam atenção
nos horários de pico da maré e o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar durante este período.

Boletim emitido às 11h de sábado (04/04/2020). Este é um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 2. Resultado do modelo de ondas para sábado (04/abr. 19h). A escala de cores representa a altura significativa da onda em metros e as setas indicam a direção de propagação das ondas.