[Atualização] Estado de Alerta: Previsão de maré elevada e mar agitado a partir de hoje (18/02)

274

Devido ao avanço de uma frente fria, ocasionando ventos intensos na região costeira, a previsão de maré elevada e mar agitado se mantém a partir de hoje (18/02), segundo indicam os modelos numéricos do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta.

O mar ficará agitado na região da Baía de Santos, com ondas do quadrante sul que podem superar 2,5m de altura significativa entre a tarde de hoje (18/02) e o domingo (19/02) (Tabela 1, Figuras 1 e 2).

Com relação ao nível do mar, a maré poderá ultrapassar 2,1m na Baía de Santos e 2,3m no interior do estuário, com pico na madrugada de domingo (19/02), aproximadamente às 03 horas, representando aumento de 80cm em relação à tábua de marés (Tabela 1, Figuras 3 e 4).

Tabela 1 – Previsão do nível do mar. Fonte: NPH-UNISANTA

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de Alerta devido à previsão de nível do mar acima de 2,0m na região da Baía de Santos.

Se as previsões oceanográficas se mantiverem, há possibilidade de alagamentos nos períodos de maré elevada e impactos nas estruturas urbanas costeiras no município de Santos devido à maré elevada conjugada à intensidade e direção das ondas.

Com relação a meteorologia, a Defesa Civil de Santos informa a previsão de chuva de forma persistente entre hoje (18/02) e segunda-feira (20/02), com longa duração,  chegando com intensidade forte, o que forma condições para grande volume de precipitação ao todo. Além disso, a passagem do sistema causará intensificação dos ventos costeiros e risco de rajadas ainda mais intensas em alguns períodos.

Tabela 2 – Previsão chuvas. Fonte: Defesa Civil de Santos

Cabe ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta e da Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nas próximas horas.

Boletim emitido às 9 horas de sábado (18/02/2023), com base no sistema AquaSafe Santos. Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Resultado do modelo de onda para domingo (19/02), às 6h. A escala de cores representa a altura significativa das ondas.
Figura 2. Previsão dos modelos de ondas. Altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v01, em azul e SWAN v02, em verde), dados medidos pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem, localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 4. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Ilha Barnabé, localizada no interior do estuário. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.