O artigo “An Expert System Structured in Paraconsistent Annotated Logic for Analysis and Monitoring of the Level of Sea Water Pollutants”, escrito por professores e pesquisadores da Unisanta e publicado pela editora InTech, atingiu recentemente a marca de 3.000 downloads, com significativo número de acessos oriundos dos Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido e Japão.

O artigo “Expert Systems for Human, Materials and Automation”, publicado no capítulo 15 do livro, apresenta um sistema especialista elaborado com base nos fundamentos da Lógica Paraconsistente Anotada (LPA) que atua como auxiliar no processo de detecção de estresse fisiológico em organismos expostos à poluição da água.

“Os organismos em questão são bioindicadores do tipo mexilhões que, através de um processo de análise de suas células, podem indicar o nível de poluição marinha no local da coleta”, explica João Inácio da Silva Filho, professor dos cursos de Engenharia da Unisanta e co-autor do texto.

Inácio, que também é membro do curso de Lógica e Teoria da Ciência do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA/USP), acrescenta que este é o primeiro trabalho, em âmbito mundial, a utilizar um sistema especialista baseado na LPA para auxiliar na análise do estado destes organismos biológicos, realizando a classificação de níveis de poluição da água do mar.

Distribuído pela editora InTech em versão impressa e também em formato eletrônico, através do sistema “open access” (acesso gratuito), o texto tem como autores os professores dos cursos de Engenharia e também dos Programas de Mestrado da Universidade Santa Cecília (Unisanta) João Inácio da Silva Filho, Maurício Conceição Mário, Luis Fernando Ferrara e Dorotéa Vilanova Garcia, o coordenador do curso de Biologia Marinha, e também professor dos programas de mestrado da Universidade, Camilo Dias Seabra Pereira, além dos ex-alunos de Engenharia de Computação Ana Carolina Agari e Odair Pitoli Jr., integrantes do Grupo de Lógica Paraconsistente Anotada (GLPA), sediado na Unisanta.

Convite – De acordo com o professor Inácio, a publicação do capítulo que trata da aplicação da lógica paraconsistente em processos ecológicos nasceu de um convite feito pela editora InTech aos pesquisadores do GLPA em 2010. “Isso aconteceu depois que uma parte deste trabalho, totalmente desenvolvido na Unisanta, foi apresentada em um congresso na Espanha”.

GLPA – Sediado na Unisanta, o Grupo de Lógica Paraconsistente Anotada (GLPA) é um dos principais grupos de pesquisa na área, de posição nacional e internacional. Composto por diversos professores ligados aos cursos de Engenharia, o grupo edita a revista científica Seleção Documental e realiza pesquisas sobre aplicações das Redes Neurais Artificiais Paraconsistentes em Sistemas Especialistas e Robótica.

A editora – A InTech é responsável por um acervo de quase 750 publicações e uma das líderes no mercado de livros de livre acesso. A editora cobre diversos campos da ciência com o intuito de disseminar pesquisas acadêmicas de alta qualidade, publicando quatro jornais científicos e mais de 200 livros por ano.

Fonte: http://cursos.unisanta.br/engcomputacao