Único em universidades da Região, o Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo – NINE, também conhecido como Pré-Incubadora de Empresas da Unisanta, completa seu primeiro ano com grandes conquistas.
Nesse período, foi graduado o primeiro projeto, PARACRED, sistema de análise de riscos de crédito utilizando inteligência artificial, idealizado pelos engenheiros Anderson Alves de Almeida e André Luis Gomes, formados em Engenharia Eletrônica pela Unisanta, em 2007.
Recentemente, o PARACRED foi aprovado na condição de empresa residente na Incubadora de Empresas de Santos. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho.
Outro fato marcante foi a aprovação de dois projetos elaborados em parcerias com duas empresas da região no edital do Programa de Inovação do SENAI.
O projeto Tecnologia para produção em spray dryer da biomassa de banana verde foi aprovado no edital de 2008 e já está sendo desenvolvido. O tema também é foco do trabalho de doutoramento em Engenharia Química na UNICAMP do Prof. Eng. Ricardo Oi, coordenador do NINE Unisanta. A parte experimental está sendo desenvolvida no Laboratório de Operações Unitárias da Unisanta, com orientação do prof. Dr. Deovaldo de Moraes Jr. O projeto é de propriedade da empresa Vale Mais, atuante no segmento de alimentos funcionais.
O segundo projeto apoiado com recursos financeiro e econômico do SENAI é o Desenvolvimento de processo de produção de barras de cereais com pectina do maracujá, aprovado em 2009, em parceria com a empresa CASCONE, atuante no setor alimentício. Este foi um dos quatro projetos aprovados pelo SENAI, entre 47 submetidos em todo o Estado de São Paulo. O trabalho também está sendo desenvolvido no Laboratório de Operações Unitárias, sob a coordenação do Prof. Dr. Deovaldo e a participação de sua equipe.
Em ambos foram obtidas bolsas do CNPq para duas pesquisadoras do Operações Unitárias, na modalidade desenvolvimento tecnológico industrial (DTI). No projeto da VALE MAIS, a bolsista é Sabrina Martins dos Santos, Engenheira Química graduada pela Unisanta, mestre e doutora em engenharia química pela UNICAMP. A outra bolsista, no projeto em parceria com a CASCONE, é Mariana Repa de Mendonça, também ex-aluna do curso da Unisanta.
De acordo com o prof. Ricardo OI, coordenador do NINE, “poucas universidades públicas com larga tradição em pesquisa conseguem bolsas deste nível, geralmente, são obtidas bolsas de iniciação científica”.
SEBRAEtec – A Unisanta é credenciada pelo SEBRAE na prestação do programa SEBRAEtec. O programa tem como proposta subsidiar os custos do atendimento prestado pelas entidades tecnológicas junto às micro e pequenas empresas. Neste primeiro ano de atividades, o NINE está desenvolvendo consultorias para quatro empresas.