A animação “Flip Flop RS”, desenvolvida pelos então alunos do sexto ciclo do curso de Engenharia de Computação, Rodrigo Olavo, Celso Tavares e Rafael Monteiro é um dos trabalhos de maior destaque sobre o tema do portal YouTube e o vídeo mais indicado sobre o assunto do mecanismo de buscas Google. Segundo estatísticas do próprio serviço, desde que foi publicado, em setembro de 2007, o vídeo já foi visto mais de 31 mil vezes e apontado como favorito na avaliação de 61 internautas.

Apresentado como um dos trabalhos de encerramento de semestre da disciplina Computação Gráfica, ministrada pelo professor Alexandre Sobrino, a animação demonstra o funcionamento de um circuito integrado (CI) do tipo RS e foi inteiramente desenvolvida em plataforma Flash.

Rodrigo Olavo, hoje aluno do oitavo ciclo do curso de Engenharia de Computação, confessa que o grupo não esperava tamanha repercussão: “em apenas três meses, o vídeo já havia sido acessado por 700 usuários”, comenta. Com o crescimento exponencial do número de visitas e o surgimento dos primeiros comentários em língua estrangeira, os alunos decidiram escrever e publicar a descrição do trabalho também em outros dois idiomas – espanhol e inglês.

Oito meses após a publicação, os alunos se impressionaram ao digitar algumas palavras-chave no Google e constatar que a animação criada já era o vídeo mais recomendado pelo portal: “Ficamos espantados. Praticamente todos os termos digitados levavam ao nosso trabalho”, explica Olavo.

A animação, que, segundo o aluno, acumula uma média de mil visitas por mês, pode ser encontrada no endereço http://www.youtube.com/watch?v=–pv3MZMoo0.