O XIV Simpósio de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta) apresentará a Mesa Redonda Perspectivas das atividades de Porto e Mar, nesta terça-feira, dia 5/7, às 17h30, no auditório do Bloco D. A mesa irá discutir todas as questões que envolvem a ampliação do Porto de Santos como: danos e recuperação do meio ambiente local, empregos e oportunidades que serão criados, os programas de educação ambiental, os impactos produzidos nas redes de malha viária e hoteleira, entre outros aspectos.

O diretor da Faculdade de Artes e Comunicação da Unisanta, Humberto Iafullo Challoub, mediará o debate que contará com a presença do presidente do Conselho de Autoridade Portuária, Sérgio Aquino, do coordenador de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo e da Faculdade de Direito da Unisanta, Fernando Reverendo Vidal Akaoui, do biólogo, assistente do Ministério Público do Estado de São Paulo e professor da Faculdade de Ciências Biológicas da Unisanta, Roberto Borges, e do oceanógrafo e pesquisador de geoprocessamento, perfuração e prospecção de petróleo, André Belém.

O simpósio teve início na última segunda-feira (4/7) e conta com mais de 500 participantes de 11 estados brasileiros, entre eles Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Goiás e Pará, além do Distrito Federal. Todo o material do evento, que acontece até o dia 8 de julho, com palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas, será de papel reciclado, plástico reutilizado e garrafas PET.

“O simpósio proporciona o contato com pesquisadores e oportunidades de desenvolver estágios em estados como Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, que normalmente abrigam projetos como TAMAR, Golfinhos Rotadores, Baleia Franca e Projeto Peixe Boi. A cada ano percebemos mais alunos participando de programas de mestrados, onde os contatos foram iniciados no Simpósio”, afirma um dos coordenadores do Simpósio, o Prof. Orlando Couto Junior.

Programação – Entre as palestras destacam-se Ferramentas Moleculares Aplicadas à Gestão Pesqueira, a cargo do mestrando Rodrigo Rodrigues Domingues, do Instituto de Pesca – APTA – SAA – SP; Animais Marinhos Venenosos e Peçonhentos, pelo mestrando Mateus Marcos Rotundo, curador do Acervo Zoológico da Unisanta; Nas Lentes no Mundo Marinho, com o diretor geral do programa Mundo Marinho, Adrian Martino e Biologia e Conservação de Baleias Francas, pela coordenadora do Instituto Baleia Franca, Mônica Pontalti.

Também serão abordados os temas Ecotoxicologia Aquática, pelos doutores Augusto César e Camilo Dias Seabra e pelo mestrando Fernando Sanzi Cortez, pesquisadores do Laboratório de Ecotoxicologia da Unisanta; e ainda Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos com ênfase em Aves, mamíferos e quelônios, com a mestre Andrea Maranho, do GREMAR – Guarujá.

O XIV Simpósio de Biologia Marinha da Unisanta é coordenado pelos professores André Martins Vaz, Jorge Luis dos Santos e Orlando Couto Junior, com apoio da equipe composta por Giuliana Reis Clemente, Jéssica Mascarenhas Sicuto, Karla Lucatelli Duarte, Matheus Marcos Rotundo e Taciana Barbosa Henriques.

A programação completa pode ser conferida no site www.unisanta.br/simposiobiomar