No último dia 3 de julho, alunos da primeira turma e docentes do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (LS) em Engenharia de Estruturas Navais para Petróleo e Gás, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), visitaram o Tanque de Provas Numérico (TPN) do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da USP, em São Paulo. Eles foram acompanhados pelo coordenador do curso, Prof. Eng. Ricardo Oi.

A visita teve por objetivo ilustrar aos alunos a simulação do comportamento dinâmico das estruturas flutuantes acopladas aos sistemas de ancoragem e risers, utilizados na extração de petróleo e gás natural. Tal simulação considera diversos aspectos como a topografia do fundo do mar e a ação das condições ambientais, que interferem mesmo em arranjos complexos de estruturas flutuantes.

A Unisanta é pioneira no Estado de São Paulo a oferecer o Curso de Pós-Graduação LS em Engenharia de Estruturas Navais para Petróleo e Gás. O objetivo é oferecer aos engenheiros conhecimentos teóricos e práticos da área naval e offshore, necessários para o desenvolvimento de habilidades e competências que possibilitam coordenar, executar e acompanhar as etapas de projetos e construção naval e offshore, dentro das normas de qualidade, segurança, saúde e preservação ambiental.

O Tanque de Provas Numérico (TPN) da USP é um laboratório pioneiro em hidrodinâmica aplicada, fruto de uma colaboração entre a indústria brasileira de petróleo (Petrobras) e as principais instituições de pesquisa do País. Sua principal finalidade é atuar como parceiro da indústria offshore e de petróleo, e colaborar para a obtenção da auto-suficiência da produção de petróleo nacional como uma poderosa ferramenta para projeto e análise de sistemas flutuantes de produção de óleo e gás.

Um sistema offshore, tipicamente, consiste de um ou mais corpos flutuantes, ancorados por até centenas de linhas e risers sob condições ambientais extremas, devido à ação do vento, onda, swell (ressaca) e correnteza marítima, explica o engenheiro Ricardo Oi. Riser é a porção vertical de uma linha de escoamento para transporte do óleo/gás natural do poço até a plataforma.

Essas linhas e risers são, respectivamente, as estruturas que mantêm uma plataforma flutuante ancorada em um lugar fixo, e que trazem o petróleo/gás extraído ao tanque de armazenamento da plataforma, que posteriormente será retirado pelos navios aliviadores.

Curso – As inscrições para a próxima turma do curso de Pós Lato Sensu em Estruturas Navais estão abertas na secretaria da pós-graduação. Informações pelos telefones (13) 3202-7104, 3202-7114 ou www.unisanta.br/posgraduacao. O contato com o coordenador do Curso pode ser feito pelo e-mail ricardo.oi@unisanta.br