No último final de semana, coordenados pelo prof. dr. Fabio Giordano, alunos do Mestrado em Ecologia e estagiários do herbário da Universidade Santa Cecília (Unisanta) realizaram visita técnica ao Jardim Botânico e herbário do Instituto Platarum em Nova Odessa -SP. A atividade faz parte da disciplina de Biossistemática, ministrada por Giordano em parceria com a profa. dra. Alpina Begossi.

Em Nova Odessa, o grupo foi recepcionado pelo prof. Harri Lorenzzi, autor de coleção de obras consagradas da sistemática botânica “Arvores Brasileiras” e também professor responsável pelo programa de TV Futura Um pé de que?, da apresentadora Regina Casé.

Além da visita, os alunos puderam desenvolver um exercício de cladística* com três famílias taxonômicas distintas (Cactaceae, Araceae e Arecaceae) uma vez que o Jardim Botânico é um dos mais completos do estado de São Paulo, com 3.600 espécies catalogadas.

*Método de análise das relações evolutivas entre grupos de seres vivos, visando elucidar sua genealogia.