A satisfação de aprender na prática, logo no primeiro semestre dos cursos de Engenharia, foi o sentimento comum dos 130 participantes da VI Corrida de Quadriciclos, realizada na manhã deste sábado (26), no pátio do Bloco M da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). “Vimos que estamos no caminho certo, quando escolhemos o curso”, afirmou Caio César Andrade Silva, um dos integrantes da equipe vencedora, Passamau.
Caio estuda Engenharia Mecânica, mas a prova reuniu também acadêmicos das Engenharias de Computação e de Telemática. Participaram 20 grupos, com 20 veículos, aplicando na prática o que aprenderam nas disciplinas Princípios de Engenharia Mecânica e Tópicos de Mecânica e Fenômenos do Transporte.
Os estudantes aprenderam desde projetar até serrar, noções de usinagem e todos os processos necessários à montagem dos veículos. Os veículos foram construídos com ferro, alumínio e latão, entre outros materiais. Bruno Roberto Steger Tozzi foi o projetista e Nicolas Lima Biangann o piloto. Participaram ainda da equipe vencedora Bruno Mattos Rodrigues, Nivaldo Martins Reis, Dieggo Cabral Ribeiro, José Eduardo Bernardino Lourenço, Daniel Siqueira , Diogo Alves de Oliveira, Evanger Coscia Filho e José Eduardo Bernardino Lourenço.
O trabalho foi orientado pelo engenheiro Carlos Alberto Moino, coordenador do Curso de Engenharia Mecânica e professor de Tópicos de Mecânica e Fenômeno de Transporte e pelo professor João Amaral, de Princípios de Engenharia Mecânica. Participaram ainda os técnicos Paulo Wanderley, Sérgio Gianjúlio e Irineu Penha.
A atividade objetiva ainda desenvolver habilidades para trabalho em equipe, capacidade de liderança, de organização e criatividade.