O grupo doará o triciclo ao Centro de Reabilitação de Deficientes Físicos e Mentais Casa da Esperança, no próximo sábado, dia 17, às 9 horas, nas dependências da Unisanta

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), necessário para aprovação final em cursos de graduação, pode ultrapassar os objetivos acadêmicos e apresentar aplicações e soluções que beneficiem diretamente a comunidade.

Essa foi a proposta de um grupo de formandos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) ao criar um triciclo para crianças com deficiência físico-motora dos membros superiores, inédito no País.

O veículo tem características diferenciadas em relação ao exemplar construído na Holanda, em 2002, único que se tem conhecimento no mundo. O modelo brasileiro possui banco anatômico, com revestimento em tecido que facilita a transpiração, ajuste de posição para as costas e para as pernas em relação aos pedais, além de estrutura em aço que dá ao triciclo o peso de 15 kg.
Outra vantagem em relação ao projeto europeu é a possibilidade de desmontar o triciclo para ser transportado em veículos e a regulagem do banco, que pode ser feita sem a necessidade do uso de ferramentas.

“Nossa maior expectativa era que o projeto desse certo para que pudesse ser doado para alguma criança”, afirma o aluno Nilson Martins. Fazem parte do grupo Bruno Pachioni, Cauê D’ Avila, Gabriel Correia e José Saraiva. A orientação do trabalho foi do professor mestre João José de Souza e a co-orientação, do professor doutor José Carlos Morila. A banca examinadora concedeu a nota máxima para o grupo.

Etapas – Como não há literatura técnica disponível para esse tipo de triciclo, o grupo fez pesquisas durante um ano e executou o projeto em seis meses, nas horas vagas, principalmente nos finais de semana, uma vez que todos já atuam em empregos e estágios na área.

Para fazer as peças, os alunos projetaram e construíram um gabarito, uma espécie de molde para dar forma à estrutura do triciclo. O uso de softwares em 3D possibilitou a visualização da geometria, que é o princípio de funcionamento, e o dimensionamento exato de cada peça.

Outro momento importante, de acordo com os estudantes, foi a simulação numérica de esforços, feita nos laboratórios da Instituição.
Somente usando os pedais, a criança com idade entre 7 e 12 anos pode frear e direcionar o triciclo para o lado que desejar.
“Procuramos fazer um veículo com design atraente, de modo que a criança não se sinta diferente ou olhe o produto com preconceito”, comentam os alunos.

O grupo já pensa em patentear o produto, que será doado ao Centro de Reabilitação de Deficientes Físicos e Mentais Casa da Esperança, em encontro marcado para o próximo sábado, às 9 horas, nas dependências da Unisanta.