A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) conquistou a 3ª colocação no desafio de inverno da Guerra de Robôs, realizada no último domingo (31/7), em Campos do Jordão. A equipe da UNISANTA foi a única representante de Santos e participou do evento pela primeira vez. Esta foi a quinta edição da prova, que foi realizada de forma inédita no mundo, num piso formado de gelo.

A equipe participou com o robô Terminator. O modelo foi confeccionado por estudantes dos cursos de Engenharia de Computação, de Telemática e Industrial Mecânica, do 1º ao 5º ano, com o auxílio de professores e total apoio da Universidade.

O robô foi projetado e desenvolvido em dois meses. Confeccionado com sucata, o Terminator tem como arma principal um martelo preso a uma haste, que gira por meio de um motor de 100 cilindradas, equivalente ao de uma motocicleta. Outros dois motores menores são os responsáveis por sua movimentação, feita através de controle.

Para o desenvolvimento do robô, os acadêmicos utilizaram conceitos de Mecânica, Usinagem, Elétrica, Eletrônica e Robótica. “A troca de informações entre os alunos de diferentes áreas e a busca de novos conhecimentos foram fundamentais”, afirma a professora Daniela Teresa Rossignoli Uebele, que supervisionou os estudantes.

O modelo seguiu normas como limite de peso, combustível e regras de segurança. Antes de sua confecção, a equipe analisou robôs que participaram de outras competições, nacionais e internacionais, através de vídeos e fotografias.

Equipe – A equipe da UNISANTA foi composta pela professora e coordenadora Daniela Teresa Rossignoli Uebele e pelos alunos Rafael Vicentainer, Alessandro da Silva Cavalcante, Felipe Auersvaldi Safadi, André Henrique Jacinto, Arthur Tavares dos Anjos, Bruno Vinicius Pinto de Miranda, Bruno Tassio de Almeida e Aline Nizzoli Padilha. O coordenador do curso de Engenharia Industrial Mecânica da UNISANTA, prof. Carlos Alberto Amaral Moino, também colaborou com o projeto.

Competição – Realizada desde 2001, a competição de inverno da Guerra de Robôs aconteceu no último domingo, dia 31 de julho, das 8 às 20 horas, no Clube Tarundu, em Campos do Jordão. O objetivo foi mostrar as possibilidades da Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica), além de divertir os estudantes.
Participaram estudantes de todo o País. Além de troféus, os vencedores ganharam prêmios de R$ 3.000, R$2.000 e R$1.000, respectivamente para o 1º, 2º e 3º lugares.