Promover visitas de alunos a empresas e  colocar os participantes em contato com as tendências do mercado, novos produtos e novas tecnologias estão entre os objetivos do Grupo de Estudos de Engenharia de Petróleo (GEEP),  criado por acadêmicos de Engenharia de Petróleo e de Engenharia Química da Universidade Santa Cecília (Unisanta).   Eles se encontram às 18  horas, às quintas-feiras, no pátio do Bloco M (entrada pela rua Lobo Viana) e programam contatos e futuras visitas  de interesse profissional, com reuniões abertas a alunos de todos os cursos da área.

           Como alguns já estão empregados em empresas do ramo, trocam experiências com os que ainda não estão inseridos no mercado de trabalho. Outros objetivos : fortalecer a relação entre empresas, alunos e a universidade e, oportunamente, colaborar com a organização das semanas de engenharia e demais eventos da Faculdade.

           “O Grupo conta também com integrantes de Engenharia Química e Mecânica que partilham entre si o gosto pela Engenharia de Petróleo e pretendem desenvolver esta temática dentro e fora da Faculdade de Engenharia”, afirma o idealizador da proposta, Rafael Pereira da Silva, do segundo semestre de Engenharia de Petróleo.

            Rafael é mergulhador na Bacia de Campos, para uma empresa terceirizada da Petrobras,  a Fugro Geosolution. Trabalhou durante 12 anos em navio de suporte a mergulho offshore (Diving Supoport Vessel- DSV), como mergulhador em áreas profundas. Ele precisou adaptar sua rotina de trabalho com o retorno aos estudos na Faculdade. Outro participante é Eduardo Fortes, que trabalhou com eventos e retornou à Faculdade, optando por Engenharia.

          O Grupo já organizou visitas como no Tanque de Provas Numérica da USP. Os integrantes estarão presentes na Rio Oil $ Gás, de 17 a 20 deste ano, no Centro de Convenções Riocentro, e na Santos Offshore Conference, de 16 a 19 de outubro.

          O coordenador do curso de Engenharia de Petróleo da Unisanta, Ivanilto Andreoli, aprova a iniciativa dos alunos, pois se trata de um projeto de integração voltado para as indústrias, o que vai ao encontro dos objetivos da Universidade, no campo da extensão universitária, complementando as atividades de ensino e pesquisa.

          Essa integração é facilitada pela larga experiência de professores doutores, mestres e especialistas dos cursos de graduação e de mestrado em Engenharia, que trabalham ou trabalharam em empresas importantes do setor.

          Os interessados em participar devem enviar correspondência para o e-mail geepunisanta@gmail.com