Do dia 25 a 27 de janeiro ocorreu, na cidade de Barcelona, Espanha, o 6º Fórum Internacional de Urbanismo. A Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi representada pelos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, Luiz Nunes e Adilson Luiz Gonçalves, e o aluno Maximiliano de Navarro e Henriques, (também do curso de Arquitetura e Urbanismo), que apresentaram um artigo durante o evento.

O artigo apresentado, através do Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais, NEPOMT – que é coordenado pelo professor Luiz Nunes, teve como tema Tourism and the Port-City Relationship. The experience of Santos Brasil, que relatou a experiência de desenvolvimento do projeto Porto – Valongo, iniciativa da Prefeitura Municipal de Santos e Companhia Docas do estado de São Paulo, onde a relação entre turismo e urbanismo é evidente.

“Foi sem dúvida uma experiência acadêmica importante, e mostra o apoio da Unisanta à pesquisa e o empenho de seus professores e alunos para participarem de eventos nacionais e internacionais como esse”, conta Luiz Nunes.

O estudante Maximiliano Henriques fez sua apresentação no dia 26/1 (domingo), quando fez a defesa oral, em inglês, do artigo e respondeu às dúvidas dos professores que compunham a Comissão Executiva do evento.

Os autores são pesquisadores do NEPOMT: professor doutor Luiz Nunes, professor mestre Adilson Luiz Gonçalves e o estudante Maximiliano de Navarro e Henriques, da Iniciação Científica do NEPOMT.

O Fórum reuniu pesquisadores, acadêmicos e profissionais de todo o mundo na área do urbanismo, sendo que nesta sexta edição, apesar de ter acontecido na Europa, “apresentou uma grande participação de universidades asiáticas”, comenta o professor.