O aluno do 5º ano do curso de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Caio Bertazini, retornou de um treinamento de oito semanas em uma das sedes da multinacional EMC, localizada na cidade de Franklin, no estado de Massachussets (EUA), com o título de especialista em pré-vendas. A empresa é uma das líderes do mercado de sistemas de infraestrutura de informação, softwares e serviços e considerada a maior provedora de plataformas de armazenamento de dados do mundo.
Após estagiar por aproximadamente um ano e meio, Caio foi efetivado em julho do ano passado e atualmente exerce o cargo de “associate technology consultant” (consultor associado de tecnologia), sendo responsável por dimensionar, qualificar e validar soluções propostas para os clientes.
O aluno explica que a empresa trabalha com três níveis de especialização: Associate, Specialist e Expert. "Durante o meu período de estágio tive a oportunidade de obter o nível Associate logo nos primeiros meses e, no primeiro ano, consegui passar em uma das provas de nível especialista", destaca.
Segundo o estudante, para se obter o nível de especialista na área de pré-vendas são necessárias duas avaliações – uma sobre a linha de produto (na qual já tinha sido aprovado) e uma sobre conceitos gerais de desenho de soluções com os produtos da empresa. "Essa última avaliação foi a que eu tive a oportunidade de realizar ao final do período de treinamento e, por conta do desempenho, obtive o título de especialista em uma das nossas linhas de produtos".
Caio esclarece que o curso que realizou nos EUA envolveu tanto conteúdos técnicos quanto comportamentais, sendo ministrados desde cursos básicos das tecnologias utilizadas pela empresa quanto alguns mais avançados de algumas linhas de produtos. "Foram promovidos também cursos de técnicas de vendas, de apresentações e guias de como é o processo de desenho de soluções que a companhia espera que sigamos", enfatiza.
Além do conhecimento trazido pelo treinamento, o aluno fala com entusiasmo da experiência de vida proporcionada pela viagem: "Tive a oportunidade de conhecer lugares fantásticos, pessoas de quase todos os cantos do mundo e aprender uma pouco de várias culturas diferentes. Foi algo inesquecível", finaliza.

Fonte: http://cursos.unisanta.br/engcomputacao