O estudante do 4º ano do curso de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Caio César Alvarez Kissajikian, recebeu bolsa de estudos do Conselho Nacional para o Desenvolvimento de Pesquisas Científicas (CNPq) para aperfeiçoamento de um sistema de medição de velocidade em tempo real para nadadores.
O aparelho mede a velocidade instantânea e média de um nadador, segundo a segundo, mostrando um gráfico da evolução do atleta. O objetivo principal é fazer com que os atletas quebrem índices. Para isso, o sistema possibilitará que os treinadores possam corrigir possíveis falhas em movimentos progressivos nas trajetórias retilíneas que os nadadores fazem durante os treinamentos.
Atualmente, o projeto integra os sistemas da empresa Infotech – Informática e Tecnologia, pertencente ao Programa Incubadora de Empresas de Santos. Um dos donos da Infotech é o ex-aluno formado na UNISANTA, em 2002, Humberto Ribeiro de Souza, que desenvolveu o aparelho com outros estudantes da Universidade. Ele montou na empresa, um laboratório exclusivo para o desenvolvimento desse sistema. “Em um ano e meio, pretendemos comercializá-lo nos Estados Unidos, Canadá e Austrália”.
O bolsista será orientado pela professora Dorotéia Vilanova Garcia, também da UNISANTA e terá Humberto como projetista.
Ciesp – Caio e outro estudante da Fatec de Praia Grande estiveram, na última terça-feira, (6), na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), na presença de diversas autoridades do centro.
A iniciativa para inscrever os projetos de empresas incubadas foi da Fiesp/Ciesp. Estavam disponíveis 18 bolsas para o Estado de São Paulo, mas apenas 14 projetos foram aprovados, entre eles os apresentados pelos núcleos empresariais da Baixada Santista.
Com isso, Santos e Praia Grande foram beneficiadas com as bolsas de estudos oferecidas pelo CNPq e pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), de Brasília. A bolsa prevê cessão de estagiários pelo período de seis meses, que cumprirão carga horária de 32 horas de trabalho semanais. Cada projeto selecionado receberá, mensalmente, o repasse de verba para o pagamento dos estagiários.
Projeto – O sistema foi premiado em segundo lugar no concurso nacional de trabalhos de iniciação científica do XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em 2002. O projeto santista foi o único premiado do estado de São Paulo.
Entre os alunos da UNISANTA que o desenvolveram estão: Humberto Ribeiro de Souza, Kelly Cristina da Cruz Silva, Rafael Grecco Machado e Rodrigo Funchal Oliveira, orientados pela professora Dorotéia Vilanova Garcia. O trabalho envolveu ainda os departamentos de Engenharia Mecânica e de Elétrica da Universidade.
O equipamento, constituído de hardware e software, foi projetado para aplicação em nadadores, num percurso de 50 metros. Com base nas informações fornecidas, é possível se fazer uma análise mais completa do desempenho do atleta a cada trecho percorrido.
Basicamente, o hardware é composto por um molinete e um microcontrolador 8051. O molinete é a parte mecânica responsável por receber os dados diretamente do atleta, por meio de uma linha de nylon presa à cintura, e fornecer um trem de pulso.
O microcontrolador analisa e trata os pulsos, calculando e exibindo em um display a relação instantânea de velocidade e tempo real do nadador. Toda a informação é armazenada em uma tabela do banco de dados, composto pelos módulos cadastro, gráfico e ajuda. Esse recurso permite comparar a evolução do atleta a cada treino, bem como as deficiências ao longo do percurso.