Aluno da Faculdade de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ricardo Perrella atua desde janeiro de 2009 como estagiário na área de desenvolvimento de programas para ambiente SAP da Pirelli Pneus, que pertence ao grupo italiano Pirelli. Fundada em Milão no ano de 1872, a multinacional é atualmente a quinta maior empresa do mundo no mercado de reposição de pneus.

Ricardo ingressou na Pirelli após participar de um concorrido processo seletivo envolvendo diversas etapas: provas online de inglês e raciocínio lógico, dinâmica de grupo, prova presencial de inglês, raciocínio lógico e redação, painel com gestores da empresa e, finalmente, uma entrevista: “ao todo, foram quatro meses de seleção”, revela.

Na empresa, o aluno passou por um treinamento específico para desenvolver aplicações na linguagem de programação ABAP/4 para uso dentro do ambiente SAP (Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados), que abrange diversos sistemas voltados para a gestão empresarial integrada. “Os programas desenvolvidos são utilizados em diversos setores da empresa, como gerenciamento de materiais, vendas, logística e financeiro”, explica Ricardo.

Após o estágio, o aluno de Engenharia de Computação pretende continuar trabalhando com SAP e até mesmo realizar um curso preparatório para a formação de consultores, buscando uma certificação: “Vejo o mercado SAP em grande crescimento e sendo muito valorizado pelas empresas – sem contar que a maioria das grandes corporações faz uso desta ferramenta”.

Segundo Ricardo, os alunos em busca de uma boa colocação no mercado de trabalho devem ser perseverantes, buscando sempre mais conhecimento e constante atualização: “é também importante não se deixar abalar por tropeços no caminho, que devem ser utilizados como forma de motivação para continuar seguindo em frente”, aconselha.

Fonte: http://cursos.unisanta.br/engcomputacao