A aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Bruna Cabral Carneiro Batista, e a aluna de iniciação científica, Giulia Maneira De Prá, estão em Manaus (AM) participando de uma importante iniciativa científica no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Sob a orientação da Profa. Dra. Helen Sadauskas Henrique, coordenadora do Laboratório de Ecofisiologia e Bioquímica de Organismos Aquáticos (Lebio) da Unisanta, as estudantes integram um projeto vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) ADAPTA II.

O trabalho é voltado para a avaliação de contaminantes ambientais na Amazônia, abordando as adaptações da biota aquática em resposta às mudanças climáticas e à poluição. A Profa. Dra. Helen, pesquisadora associada ao INCT ADAPTA II, destaca que essa parceria fortalece a formação acadêmica das alunas, permitindo uma vivência prática em pesquisas de relevância global. A pesquisa é um marco no estudo da ecologia e ecofisiologia aquática, reafirmando o papel da Unisanta como referência na produção científica brasileira.

Na foto, da direita para a esquerda, estão: o Prof. Dr. Adalberto Luis Val, pesquisador do Inpa e coordenador do INCT ADAPTA; Giulia (aluna de iniciação científica do Lebio, Unisanta); a Profa. Dra. Helen Sadauskas Henrique (coordenadora do Lebio, Unisanta); e Bruna (mestranda PPG – Ecologia e analista do Acervo Zoológico da Unisanta).