O coordenador do curso de Biologia Marinha da Unisanta, prof. Jorge Luis dos Santos,  afirma que é  importante seguir recomendações que alertam: é preciso evitar se  aproximar de  animais marinhos, para segurança deles, das pessoas e das embarcações.

Uma baleia foi flagrada no mar da praia do Canal 4, em Santos. O registro do animal aconteceu no domingo (16/6) por um homem que estava acompanhando um pescador em seu barco.

O prof. Jorge Luís dos Santos, coordenador do curso de Ciências Biológicas – Biologia Marinha da Unisanta, mestre em Pesca e Aquicultura, deu sua opinião sobre o assunto. Confira:

‘”As baleias, durante o outono, inverno e início da primavera, possuem um comportamento migratório bem típico, pela costa do Atlântico, tanto nos litorais da América do Sul, como também no litoral africano”

“Neste contexto, as rotas frequentemente coincidem com as embarcações que estão justamente nessas rotas. Voltado a este contexto, as observações têm se tornado cada vez mais frequentes pelo grande número de embarcações que hoje se encontram em navegação, principalmente de pequeno e médio porte nas regiões costeiras, voltadas ao esporte de recreio e pesca recreativa”.

“Como muito dos pescadores possuem aparelho celular, tem se notado mais frequente a divulgação destas imagens, dando a nós uma certa impressão de que essas ocorrências são maiores. As ocorrências antes não eram registradas, agora são registradas”.

“Entendo que não é incomum essa condição biológica. Como se observa, o animal e suas imagens são divulgadas, isso nos dá a impressão de que é algo novo, mas por muito tempo tem ocorrido. Na verdade, é algo que pode ser considerado natural para a nossa região”.

“É importante  reconhecer a fragilidade destes animais em relação à aproximação com as embarcações. Na navegação, há uma série de regras que preservam não só o animal, como também a própria embarcação e aqueles que nela estão, no sentido de evitar, de qualquer forma, a aproximação”.

“O Grupo de Proteção aos Cetáceos emite frequentemente recomendações para pescadores e outros navegantes em relação às regras necessárias quando se avistam um animal de grande porte. As regras possuem critérios muito rigorosos para que seja evitada a interação”.

“Recomenda-se que não se aproximar destes animais com motor engatado, dentro de uma proximidade de 100m, evitar perseguição na tentativa de avistar esse animal no retorno à superfície para respiração, evitar que o animal entenda que está sendo cercado por embarcações, entre outras”.

“A Capitania dos Portos realiza cursos e até informes em áreas em que é relevante a ocorrência destes animais. Em Santa Catarina, por exemplo, essas áreas já são reconhecidas, devido até aos projetos voltados à preservação destes animais, e atualmente outras áreas estão sendo incluídas, para que as pessoas, além de reconhecerem a importância destes animais, façam um serviço de educação ambiental informando as outras pessoas para evitar a aproximação”.

“A Baía de Santos, que é uma área protegida, acaba sendo muito procurada no ciclo de vida de muitos animais, não só os de grande porte, como também os peixes e alguns invertebrados no ciclo reprodutivo, para alimentação e proteção”.

“Como temos uma cadeia bem ampla de relação entre esses grupos, as baleias também procuram essas áreas”.

“Como foi observado nas filmagens, há uma indicação de que é uma espécie jubarte, de um indivíduo jovem, que por algum motivo procurou essas áreas mais rasas tentando se proteger de regiões mais afastadas”.

“mais próximos da costa, esses animais se encontram mais sujeitos ao encontro com as embarcações. Na a Baía de Santos, que é muito utilizada por embarcações de pequeno porte, por pescadores esportivos / amadores, é necessário ampliar essa divulgação para melhorar relação dos pescadores com os animais que ali se encontram”.

Confira o vídeo!