A prova será no dia 16 de fevereiro e servirá como seletiva masculina brasileira para o Mundial e os Jogos Pan-Americanos. Ana Marcela Cunha faz parte da equipe feminina, que não utilizará a prova como seletiva.

Victor Colonese, atleta da equipe de natação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), está em Doha, Qatar, para disputar a primeira etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas. A prova acontecerá no sábado (16 /2) e servirá como seletiva brasileira para o Mundial de Esportes Aquáticos e Jogos Pan-Americanos. Colonese está entre os quatro atletas do Brasil que estão em busca das duas vagas no masculino.

“Vou bem preparado. Não tive férias e vou até lá para dar o melhor de mim. Não quero brigar só pela vaga. Quero representar muito bem meu país, independentemente de classificar ou não para o Mundial. É claro que o objetivo é sempre classificar. Mas vou com a intenção de brigar pela melhor colocação. Um pódio ou entre os cinco”, diz.

Márcio Latuf, técnico de Colonese, que acompanha o atleta naquele país,  confia no desempenho do nadador, diante das últimas competições. “As expectativas são boas, nós estamos com chance de dois atletas irem para o Mundial e o Colonese, na última eliminatória, ficou em segundo”, comenta.

Com quatro voltas, totalizando 2.500 metros, a largada feminina terá início às 4 horas e a masculina às 8 horas, ambas no horário de Brasília. A primeira etapa terá a transmissão da FINA TV.

Além do Brasil, outros países vão usar a prova como seletiva para recrutar seus melhores nadadores para as competições. Victor acredita que essa etapa será uma preparação para o Mundial e para algo maior. “Acho que, além da vaga, a gente tem que ir para brigar pela prova. A gente está visando a Olimpíada. Então, independentemente de quem classificar pelo Brasil tem que ir com o pensamento de brigar pela prova se quiser sonhar com a Olimpíada”, ressalta.

Ana Marcela

A atleta da Unisanta, Ana Marcela Cunha, tetracampeã mundial de maratonas aquáticas também está em Doha para participar da primeira etapa do Mundial. A equipe de natação feminina não utilizará a prova como seletiva.