Conforme registrado pela estação da Praticagem de São Paulo, na noite de ontem (domingo, 18/11) foram medidos ventos de 59 km/h na região da Ponta da Praia e rajada de 89km/h. Essa situação aconteceu devido à  atuação de uma frente fria na região caracterizada por ventos intensos oriundos do quadrante sul. A previsão,  de acordo com os modelos numéricos do NPH-Unisanta é de mar agitado e amanhã ( terça, 20/11),  as ondas podem atingir 2 metros na região da Baía de Santos (Figuras 1 e 2).

Com relação ao nível do mar, segundo os resultados dos modelos,  a máxima deve ocorrerá´na  tarde de terça-feira (20/11), por volta das 14h, com o nível do mar de 1,60m na região da Ponta da Praia e 1,70m no interior do estuário, com um aumento de30cm em relação à tábua de marés (Figura 3).

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção devido à  previsão de ondas acima de 2,0 metros.

Devido à intensidade e direção preferencial das ondas não são esperados impactos oriundos da agitação marítima nas estruturas urbanas na Ponta da Praia. Pelo fato da previsão do nível do mar não ser muito elevada, não são esperados alagamentos significativos ocasionados pela maré, no entanto, a previsão dos institutos meteorológicos de ventos e precipitação elevada, são fatores que aliados [às  condições oceanográficas previstas ocasionam maiores riscos de alagamentos na região.

Ressalta-se que estas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 13h de segunda-feira (19/11/2018). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.