Foram analisados 55 atletas da Unisanta, do Pinheiros e do Rahana Fittness. Diversos trabalhos selecionados do COBRIC mostram interesse dos jovens em utilizar a ciência para estudar atividades esportivas e físicas. A premiação dos melhores estudos será no dia 12/11, às 18h30, na Unisanta.

Fernanda Goies apresentando seu trabalho no COBRIC
Fernanda Gois apresentando seu trabalho no COBRIC

Os padrões hereditários que podem revelar o potencial de esportistas, pesquisados através de análises de impressões digitais, foram tema de um dos trabalhos expostos no VII Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC), nos dias 6 e 7/11, na Universidade Santa Cecília (Unisanta).  Fernanda Góes, aluna do terceiro ano de Biologia Marinha da Universidade, pesquisou 55 nadadores da Unisanta, de 16 a 29 anos, do EC. Pinheiros e do RHANC Fitness.

Esses padrões, chamados dermatóglifos, foram coletados dos dez dedos das mãos dos atletas mencionados, através de impressões com tinta de carimbos, em papel fotográfico. Segundo Fernanda, os resultados obtidos discordaram um pouco da literatura internacional e o estudo vai prosseguir, sob a orientação do professor Daniel Siquieroli Vilas Boas, a fim de validar a pesquisa. A próxima etapa, explicou Fernanda, é correlacionar o padrão de impressões digitais com o perfil muscular do atleta, estudado por biopsias desse tecido.

A análise das impressões digitais pode revelar potenciais de força, coordenação motora e resistência, além de patologias congênitas e defeitos do desenvolvimento. No caso dos atletas de alto rendimento, esse estudo pode orientar técnicos de diversos esportes quanto aos treinos adequados, visando explorar o potencial das equipes.

Voleibol, futsal, corrida, pilates

Fernanda Goies apresentando seu trabalho no COBRIC

Outros trabalhos mostraram o interesse dos jovens estudantes por atividades físicas e esportistas: Desenvolvimento de habilidades motoras do saque no voleibol de iniciação; Fundamentos do movimento no salto vertical para o bloqueio de voleibol;  Comparação do nível de depressão em idosos praticantes de Hatha Yoga e ginástica multifuncional no Sesc Santos; Comparação dos resultados competitivos de treinadores de futebol graduados e provisionados em Educação Física.

E mais: Prevalência de entorse de tornozelo e sua alterações funcionais em atletas de basquetebol masculino; Estudo da percepção de alunos sobre a prática das aulas de Educação Física Escolar; Efeito do treinamento contínuo e intervalado aeróbio no Teste de Cooper em militares; Competência técnica e tática em diferentes faixas etárias no futsal; Comparação do tempo de reação na saída da natação entre gêneros distintos; Influência do método pilates no tratamento da tensão pré-menstrual.

O VII Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC), promovido pela Unisanta, reuniu 299  trabalhos  de alunos de graduação de instituições públicas e privadas de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Vale do Ribeira e Santos, entre outras localidades, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, Engenharias e Arquitetura, Saúde, Agrárias, Sociais Aplicadas, Humanas e Linguística,  Letras e Artes.

Prêmio Dr. Milton Teixeira – Os participantes do Cobric concorrem ao Prêmio de Iniciação Científica Dr. Milton Teixeira, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais). Os demais classificados (2º e 3º lugares) receberão certificado de mérito. Os prêmios serão entregues no dia 12/11, às 18h30, no Consistório da Universidade.