A Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebe na próxima quarta-feira, 9/11, a partir das 8h30, o Seminário: A Proteção Social em tempos de crise – caminhos para poder público e entidades, promovido pala Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD).

A abertura do evento será com o assistente social e ex-presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMA), Valdiosmar Santos. O objetivo é reunir diversos profissionais da assistência social da Região, na esfera pública e do terceiro setor,  para  um seminário sobre as novas tendências e práticas de vanguarda. A intenção é que os prefeitos eleitos da Baixada Santista se sensibilizem com a questão e assinem um compromisso com a gestão da assistência social em seus mandatos.

“Nossa intenção é reunir os prefeitos eleitos para juntos pensarmos num pacto de intenções que traga luz à assistência social, com prioridades, metas e indicadores que gerem desdobramentos positivos,  para que as transformações que precisamos de fato aconteçam. Pois é assim a forma de agir da ACMD, que entende que as transformações benéficas podem ser transformadas em políticas públicas, com os exemplos da Ficha do Aluno Infrequente (FICAI), Centro de Diagnóstico do 30 de Julho e da Pastoral da Criança com o pacto assinado por sete, dos nove prefeitos da Região, juntamente com Dra. Zilda Arns, em novembro de 2005”, afirma o presidente da ACMD, Marcelo Bechelli Monteiro.

O seminário também abordará como a crise financeira atual no Brasil afeta a Assistência Social e como serão os próximos anos, principalmente nas relações entre Poder Público e Entidades, com a vigência do Novo Marco Regulatório. “Percebemos o enfraquecimento e até mesmo a perda de avanços sociais conquistados ao longo do tempo, por conta de questões macroeconômicas. Em nossa Região, diversos municípios cortaram drasticamente o orçamento das secretarias de Assistência Social”, explica Monteiro.

Ainda de acordo com o presidente da ACMD, a assistência social afeta diversos setores da sociedade e que muitas vezes são relacionadas a outras áreas, mas que acabam refletindo diretamente na garantia de direitos da população. “Queremos trazer ao debate temas relevantes que possam alcançar as transformações significativas e benéficas que impactem positivamente a qualidade de vida das pessoas. Uma maior atuação em rede entre os municípios, uma maior intersetorialidade entre as secretarias e serviços e uma maior articulação para que a rede possa acontecer na prática e não apenas no discurso”, ressalta.

Serviço

O Seminário: A Proteção Social em tempos de crise – caminhos para poder público e entidades é gratuito e acontecerá no próximo dia 9 de novembro, na Universidade Santa Cecília (UNISANTA) – Rua Cesário Mota, 16. Das 8h30 às 13h – público geral (entidades e gestores do serviço público). Das 15h às 17h – público fechado (prefeitos eleitos e suas equipes). Inscrições gratuitas pelo site: acmd.org.br/inscricoes-online. Informações: (13) 3222-5002.