Unisanta recebe Rodrigo Da Matta para noite de celebração

9

O ex-aluno de Publicidade e Propaganda foi homenageado pela APP Litoral Paulista e convidado a integrar bancas de TCC.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi sede, na última quinta-feira (11), da cerimônia de entrega de entrega do Troféu Garra do Galo ao publicitário e ex-aluno da instituição, Rodrigo Da Matta. A honraria é concedida pela Associação dos Profissionais de Propaganda do Litoral Paulista (APP Litoral Paulista) e integra o reconhecimento anual da APP Brasil, destinado a profissionais que se destacam no mercado da Comunicação em todo o país.

A escolha de Rodrigo como homenageado pela entidade regional se deve à sua trajetória de excelência no setor. Ao receber o prêmio, o publicitário diz, emocionado. “É uma honra. Realmente representa demais para o mercado. Essa conquista com a APP vem com um grande orgulho e uma responsabilidade, porque ganhar um prêmio da APP tem um simbolismo, um significado muito importante, o quanto realmente a minha escolha é quase como um norte e tem um significado”, afirma.

Para ele, o troféu representa muito mais do que apenas a valorização profissional. “Eu também trago isso como uma grande responsabilidade para realmente honrar esse prêmio da APP e conseguir que, com ele, inspirar outras gerações e fazer com que outras pessoas no ano que vem conquistem esse prêmio também”, complementa.

Formado em Publicidade e Propaganda pela Unisanta, Rodrigo construiu uma carreira sólida e internacionalmente reconhecida, acumulando 18 Leões no Festival de Cannes, uma das premiações mais importantes do mundo, além de conquistas em diversos festivais nacionais e internacionais.

Antes de optar pela área da comunicação, ele já demonstrava interesse por atividades criativas, ainda de forma intuitiva. “Eu gostava de desenhar, de fazer coisas no colégio de uma maneira muito infantil. Eu não sabia nada sobre propaganda, não fazia ideia do que era e vir para a Unisanta significou muito para eu realmente conhecer o que era, de fato, a profissão”, relembra.

E ele continua: “Aqui, com a ajuda dos professores, realmente entendi o que era a profissão, o quanto aquela ‘brincadeira’, de criatividade, podia se transformar numa profissão como é a propaganda e a publicidade”, explica.

Com campanhas desenvolvidas para grandes marcas globais, Rodrigo Da Matta atua como diretor de criação na agência Milà, da Galeria Holding. Sua experiência inclui passagens por algumas das mais influentes agências do Brasil e do mundo, entre elas Suno United Creators, Lew’Lara/TBWA, Wunderman Thompson, J. Walter Thompson Brasil, Africa, McCann Erickson Brasil e Leo Burnett.

“Devo muito aos professores, porque foi aqui que comecei a abrir minha mente e escolher um pouco daquilo que eu gostava. O papel da faculdade naquele momento foi fazer com que eu realmente entendesse a propaganda e começasse a escolher o meu caminho. Eu devo muito a todo esse início”, assegura.

Ao longo de sua carreira, o publicitário criou campanhas para marcas como Itaú, Johnson & Johnson, Coca-Cola, P&G e Folha de S. Paulo, consolidando-se como um dos grandes nomes da publicidade brasileira contemporânea.

A experiência profissional também influenciou a forma como Rodrigo enxerga seu papel no mercado, especialmente no que diz respeito ao legado deixado para quem está começando, emoção que ele expressa ao afirmar:

“Para mim, é uma gratidão enorme e parte disso é realmente repassar um pouco daquilo que eu vivi até aqui para as próximas gerações. É uma mistura de sentimento de muita gratidão e, ao mesmo tempo, de tentar dividir um pouquinho desse aprendizado com quem está chegando. Então, isso para mim, é muita felicidade”.

Ao falar sobre os jovens publicitários, que ainda estão na faculdade ou nos primeiros anos de carreira, Rodrigo é categórico ao ressaltar que a origem não limita as oportunidades. “Para essa nova geração e, principalmente, para quem está aqui, a gente, às vezes, tem muita dúvida de achar que quem começou a carreira em São Paulo vai ter uma chance maior que a gente. Mas eu sou prova viva de que a gente saindo daqui de Santos, a gente pode conquistar o mundo. Então, eu só digo que é possível, sim”, finaliza.

Convidado para Banca de avaliação

Na mesma noite, Rodrigo foi convidado para integrar bancas de avaliação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de Publicidade e Propaganda da Unisanta. O convite partiu da Profª Ma. Giovanna Capomaccio, coordenadora do curso, que explicou que a participação do convidado nas apresentações foi definida de forma informal.

Segundo ela, o primeiro passo foi alinhar a data para que o profissional pudesse estar presente em Santos, o que acabou sendo confirmado para a data em que também ocorreria o encerramento das apresentações dos TCCs de campanha publicitária.

De acordo com a professora, durante a conversa, ela explicou que a premiação aconteceria antes da apresentação, que marcariam o fechamento desse ciclo acadêmico. A docente explicou que aproveitou a oportunidade para convidá-lo a assistir às apresentações e contribuir com comentários aos trabalhos dos alunos, destacando sua relevância profissional na área de criação publicitária. “Você não gostaria de ficar para assistir e fazer alguns comentários em cima da apresentação dos alunos? ”, relembrou Giovana ao citar o convite feito.

Segundo Giovanna, os alunos se sentiram valorizados. “Ele que é um profissional superpremiado da área de criação e tem tudo a ver com a apresentação das campanhas publicitárias. E aí ele topou, eu falei, então, maravilha”, explica.

Após aceitar o convite, ele participou das apresentações como avaliador informal, sem atribuição de notas. A docente avaliou a experiência de forma positiva e ressaltou o impacto da troca de perspectivas proporcionada aos alunos. “Foi muito legal, os alunos ficaram felizes, porque ele acabou trazendo uma outra visão, mas em cima do que os alunos fizeram, ele colaborou demais, então, foi uma experiência muito boa, foi bom para todos”, concluiu.

Durante as avaliações, o publicitário fez considerações gerais sobre os trabalhos apresentados, destacando a importância de uma narrativa clara, com boa contextualização do tema e coerência entre diagnóstico, estratégia e soluções criativas.

Ele também ressaltou o valor de propostas bem estruturadas, capazes de integrar diferentes frentes de comunicação de forma organizada. De modo geral, o feedback enfatizou a relevância do pensamento estratégico incorporado à criatividade e à execução alinhada às práticas contemporâneas da publicidade, contribuindo para reflexões válidas para todos os grupos avaliados.