Umas das primeiras tarefas a serem realizadas no início do ano letivo de 2010 por cerca de 9 mil calouros e veteranos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da responsabilidade social e ambiental. Por todo o Campus foram afixados cartazes divulgando a campanha do Trote Solidário e Ecológico da Unisanta.
Uma das propostas do trote institucional é arrecadar alimentos não perecíveis para a população que foi surpreendida pelo terremoto no Haiti. O lado ecológico da campanha visa preservar o meio ambiente através do recolhimento de pilhas usadas, baterias de celulares, controles remotos e outros objetos eletrônicos que contenham resíduos tóxicos. O trote ecológico prevê ainda a entrega de óleo de cozinha.
Especialmente pilhas e baterias contêm chumbo, mercúrio, cádmio e outros metais pesados, que, uma vez no lençol freático, podem contaminar o meio ambiente, intoxicar e matar de maneira lenta, por efeito cumulativo, os seres humanos, a flora e a fauna; por isso, em hipótese nenhuma, devem ser descartadas no lixo doméstico.
De acordo com a direção da Unisanta, a ideia é substituir o trote original, proibido na universidade, por uma atividade que promova aproximação saudável entre calouros e veteranos, que se unirão em prol de causas sociais e ambientais.
Premiação – O curso que conseguir doar a maior quantidade de produtos eletrônicos, óleo de cozinha e alimentos não perecíveis receberá o Troféu Solidário, além de participar de reportagem para oprograma de TV da Universidade. Os alunos que doarem a maior quantidade de alimentos não perecíveis ganharão aparelho de DVD e celulares com câmera digital integrada.
O prazo de arrecadação termina dia 27 de fevereiro. A entrega do material deve ser feita na Central de Informações da Unisanta, no Bloco M, com entradapela Rua Oswaldo Cruz, 277.