No último dia 26/02, uma comissão de universidades foi criada com o objetivo de desenvolver pesquisas sobre a atividade portuária, em Santos. O encontro, divulgado com destaque pelo Jornal A Tribuna no Caderno Porto & Mar, foi uma iniciativa do deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa.

A reitora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Sílvia Teixeira Penteado, representante de todas as Instituições de Ensino envolvidas, propôs que cada órgão de ensino faça uma prévia compilação de dados para apresentar na próxima reunião, que será no dia 19 de março. Em entrevista ao jornal A Tribuna, a reitora destacou que a UNISANTA já adiantou seus trabalhos com a elaboração de uma revista contendo importantes projetos acadêmicos sobre o porto.

A mão-de-obra será o primeiro tema trabalhado pela comissão. O deputado acredita que os trabalhos feitos pelas universidades serão fundamentais para o crescimento sustentável e organizado do cais santista.