Alunos de um Curso de Graduação ou profissionais formados poderão fazer disciplinas de outros Cursos

A partir de 2004, os alunos dos 23 cursos da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) poderão cursar disciplinas de outros Cursos de graduação, com direito a certificado de freqüência e validade para posterior ingresso em outra faculdade ou curso. É o Programa de Estudos e Educação Continuada, criado com o objetivo de mesclar conhecimentos nas áreas de Humanidades, Ciências e Tecnologia. Serão oferecidas 50 disciplinas a partir de 2004.
Os interessados devem procurar, a partir de 5 de janeiro, os protocolos dos Cursos nos quais são oferecidas as disciplinas desejadas. “O aluno ou profissional terá liberdade e compor seu currículo”, explica a Reitora da UNISANTA, dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado.
Com o Projeto, a Universidade Santa Cecília atende a diferentes demandas dos universitários e dos já diplomados, que desejam manter seus conhecimentos atualizados em caráter permanente.

Possibilidades – Um aluno de jornalismo ou jornalista já diplomado, por exemplo, poderá fazer uma disciplina de Direito do Consumidor, oferecida no Curso de Direito. Um de Arquitetura poderá se interessar pela disciplina Teatro, do Curso de Educação Artística. Um profissional da área de Saúde poderá voltar à Universidade para cursar uma matéria que não havia em sua época. E assim por diante.

Migração de áreas – “Com a rede global, a idéia de limitar um estudante a um curso específico torna-se, em alguns casos, ineficiente. Um estudante universitário deveria estar permanentemente vinculado à universidade para evitar a obsolescência”, observa a Reitora, entusiasmada com o Programa de Estudos e Educação Continuada.
Sílvia Teixeira Penteado lembra que as relações interdisciplinares constituem um incentivo à criatividade, à participação efetiva do aluno e uma possibilidade de otimizar o tempo. Haverá uma diversidade cultural em sala de aula, o que é benéfico em termos de educação
“O futuro será marcado pelo ressurgimento do humanismo. Se o século XX foi o da predominância da tecnologia, hoje incorporada ao cotidiano das pessoas, o século XXI será marcado pelo renascer do pensamento, dentro de uma nova perspectiva”, completa a educadora.

Seleção – Os interessados devem preencher requerimento na Secretaria do Curso onde a disciplina está sendo oferecida. Haverá entrevistas com o coordenador do curso pretendido, para a avaliação de conhecimentos anteriores dos candidatos. Uma vez aprovado, o aluno fará sua matrícula, em data a ser definida. O número de vagas é limitado de 1 a 5, excepcionalmente.
Os selecionados terão que cumprir todas as exigências do professor, como freqüência, provas e atividades curriculares. Serão acompanhados pelo Serviço de Apoio Pedagógico, o que é extensivo a todo alunado. Após cursar a disciplina, uma vez aprovado, o estudante ou profissional receberá certificados de extensão. Os créditos das disciplinas cursadas serão considerados caso o aluno queira cursar a Graduação.

Disciplinas oferecidas – Na área de Ciências Biológicas e Saúde, as opções em Odontologia são Escultura e Oclusão e Histologia Humana e Embriologia; em Educação Física, Fisiologia do Exercício, Treinamento Desportivo e Treinamento de Força. E mais: História da Fisioterapia (Fisioterapia); Introdução à Farmacologia (Farmácia).
Em Ciências Humanas e Sociais: Antropologia Cultural (Biologia); do curso de Direito: Direito Internacional Público; Introdução ao Estudo do Direito; Filosofia Geral, Previdência Social e Medicina Legal.
De Educação Artística: Cenografia, Cerâmica, Desenho Expressivo, Escultura, Estética e História da Arte, Fotografia, Gravura, Pintura e Teatro. Do curso de Pedagogia estarão disponíveis: Currículos e Programas; Educação Inclusiva; Princípios e Métodos de Gestão Escolar.
No curso de Publicidade, os interessados poderão cursar Redação Publicitária. Na área de Ciências Sociais e Aplicadas, o curso de Administração oferecerá: Administração em Comércio Exterior; Administração Mercadológica; Estratégia de Marcas e Produtos; Fundamentos de Administração de Recursos Humanos.
Em Jornalismo as opções são Planejamento Visual e Fotojornalismo. Em Publicidade: Fotopublicidade (Fotografia Publicitária), Marketing e Produção Digital.
Nas áreas de Engenharia e Tecnologia estarão abertas inscrições para Automação Industrial, Computação Gráfica, Engenharia de Informação, Instalações Elétricas, Laboratório de Engenharia Química, Máquinas Elétricas, Materiais de Construção Civil, Materiais Elétricos, Microondas; Patologia das Construções; Planejamento de Obras; Portos e Logística de Transporte; Processos de Fabricação Mecânica, Processos de Usinagem dos Metais; Simulação de Processos; Sistema de Vídeo e Áudio; Soldagem dos Metais, Telefonia Celular e Topografia e Elementos de Geodésia.
Arquitetura oferecerá: Conforto Ambiental, Expressão e Representação Gráfica, Paisagismo, Projeto Arquitetônico, Projeto Urbanístico e Técnicas Projetivas. O curso de Ciência da Computação receberá alunos em Processamento de Dados.