Mais 27 mestres formados pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) receberão seus diplomas  nesta quinta-feira (7/8), às 19h30, no Consistório da Universidade, número que eleva para 46 os que tiveram suas dissertações aprovadas, em apenas três anos dos Cursos. Esse resultado comprova a produtividade e a qualidade dos  Cursos de Stricto Sensu  da Instituição, avalia o Coordenador dos Programas de  Stricto Sensu,  Dr. Marcos  Tadeu Tavares Pacheco.

Os Mestrados em Ecologia e Engenharia Mecânica da Unisanta, iniciados no segundo semestre de 2011, são reconhecidos e recomendados pelo MEC.  Tadeu lembra que os trabalhos dos diplomados, “orientados por renomados doutores e pós-doutores, têm recebido elogios de cientistas e dos setores produtivos. No caso da Engenharia Mecânica, é comum a participação,  nas bancas,  de gerentes e de outros profissionais de indústrias, para avaliar as dissertações, ao lado de doutores na área.”

Essa parceria dos cientistas com os setores produtivos é comum em países como os Estados Unidos, mas no Brasil está apenas começando. Na Unisanta, esse relacionamento vem sendo estimulado há décadas, e os Programas de Stricto Sensu têm ampliado cada vez mais a interação de recursos e esforços em prol do conhecimento e do interesse da comunidade.

 Os laboratórios utilizados em muitas das pesquisas do Mestrado em EngenhariaMecânica da Unisanta são credenciados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis,  junto à Petrobras, em Sistemas de Energia e Automação,   em Monitoração, Manejo e Sustentabilidade Ambiental, em Termofluidomecânica e Tubulações Industriais.

Outros laboratórios, em áreas diversas, também são conhecidos pela qualidade, como o de Ecotoxicologia, que mantém convênio com universidades européias, os de Engenharia Mecânica, de Engenharia Química, Engenharia de Petróleo, Elétrica e Eletrônica, entre outros.

Outra característica das linhas de pesquisas do  Mestrado de Engenharia Mecânica  tem sido seu diálogo com as áreas de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O Mestrado de Ecologia, por sua vez,   tem produzido dissertações importantes não só para a as Ciências Biológicas, como também para as áreas de Saúde, possibilitando a integração entre diversas áreas do conhecimento.

Alguns desses laboratórios são novos e outros foram ampliados no mais novo edifício do Campus, o Bloco F, na Rua Cesário Mota, 8, oitavo andar.

São eles: Laboratório de Pesquisa em:  Ecologia Costeira (LPECosteira),  Recursos Costeiros (LPRPesca);  Ecologia Humana & Fisheries and Food (sede nacional);  de Pesquisas Ambientais,  de Pesquisas Biológicas (Acervo Zoológico), de Fisiologia do Exercício e Saúde (LAFES), de Pesquisa em Produtos Naturais e em Lógica Paraconsistente Aplicada (LabolPA).

 

Mestres em Ecologia

No Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos, receberão o título de mestres em Ecologia, nesta quinta-feira (7/8), no Consistório.

André Luiz Rodrigues de Mello –  Interface Ambiente, Sustentabilidade e a Saúde do Pescador Artesanal na Baixada Santista.  Orientador, Dr.  Walter Barrella.

Bruno Otero Sutti – Qualidade da Água dos Rios Tributários do Canal de Bertioga, Município de Guarujá (SP), Sujeitos a Diferentes Níveis de Interferências Antropogênicas. Orientadores:  Drs. Roberto Pereira Borges e Luciana Lopes Guimarães.

Cyntia de Cássia Muniz –  Avaliação e Identificação da Toxicidade (TIE) de Cloro e Surfactantes em Sedimentos sob Influência de Efluentes Domésticos na Baixada Santista.  Oirentador, Dr. Rodrigo Brasil Choueri.

Erika Guisande Rojas –  Avaliação do Potencial Alelopático do Chapéu de Sol (Terminalia Catappa L. sobre o Crescimento de Plantas de Restinga.  Orientadora, Dra. Mara Magenta.

Fábio Reis Coelho –   Caracterização Físico-Química Microbiológica e Ecotoxicológica das Águas dos Canais de Drenagem de Santos (São Paulo, Brasil). Orientadora, Dra.  Luciana Lopes Guimarães.

Fernanda Pereira de Mesquista – Etnoecologia: Percepção e Resiliência sobre o Uso e Manejo dos Recursos Pesqueiros e Tecnologias de Pesca em Paraty, RJOrientadora, Dra. Alpina Begossi.

Jorge Alberto Lourenço Duarte – Análise Morfométrica do Camarão Sete-Barbas, Xiphopenaeus Kroyeri (Heller, 1862), (Crustacea. Decapota, Penaeidae), da Praia do Perequê, Guarujá, São Paulo. Orientador, Dr. Álvaro Luiz Diogo Reigalda.

Luiz Carlos Leite –  Desvios de Quantificação e Avaliação Ecotoxicológica de Compostos Fenólicos em Relação às Resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Orientador, Dr. Camilo Dias Seabra.

Luiz Carlos Teixeira do Nascimento –  Análise de Percepção de Mídia dos Cidadãos de Santos e de Cubatão/SP: Ecologia, Questões Ambientais e seus Impactos no Período de 2005 a 2012.  Orientador, dr. Fábio Giordano.

Luiz Fernando Gonçalves Nogueira – Estudo de Formas de Tratamento de Dados Ecotoxicológicos utilizando a Lógica Paraconsistente no Monitoramento do Mexilhão Perna Perna. Orientador, dr. João Inácio da Silva Filho.

Maria Valéria de Souza Barbosa – Utilização da Lógica Paraconsistente Anotada no Apoio à Interpretação de Resultados Obtidos em Ensaios de Toxicidade com Ouriço-do-Mar. Orientador, dr. João Inácio da Silva Filho.

Nathália Sayuri Yamamoto.   Avaliação Ecotoxicológica dos Fármacos Anti-depressivos Losartan e Valsartan em Ouriço-do-Mar Lytechinus Variegatus (Echinodermata, Echinoidea. Orientadora, Dra. Luciana Lopes Guimarães.   

Rosane Aparecida Ferrer Doimo,  Riscos da Exposição Ocupacional e Acidentes de Trabalho com Pescadores Artesanais da Baixada Santista. Orientador, dr. Walter Barrella.

Sergio de Moraes,  Gestão Ecológica nas Empresas que Operam no Porto de Santos/SP: Uma Preocupação Ambiental ou uma Estratégia de Marketing.  Orientadora, Mariana Clauset.

Vanildo D’Assis Correa –  Métodos de Avaliação Quantitativa de Grânulos Plásticos (Pellets) em Praias Utilizando Análise Baseada em Lógica Paraconsistente Anotada.Orientador, Dr. João Inácio da Silva Filho.

Vinicius Figueiredo Nora Bittencourt, “Ecologia e Etnoecologia de Robalos (Centropomus undecimalis BLOCH, 1792 e Centropomus parallelus, POEY, 1860) na Baia de Paraty RJ, BRASIL”. Orientador, dr. Sílvio José Valadão Vicente.

Vinicius Roveri – Avaliação Físico-Química, Microbiológica e Ecotoxicológica dos Canais de Drenagem Urbana. Guarujá/SP7.  Orientador, dr. Silvio José Valadão Vicente.

Walter Rogério Lira de Oliveira –  Colonização por Vegetação Nativa e Exótica no Setor Grotão I, do Núcleo Pinhal do Miranda, Cubatão, SP. Orientadora, dra. Mara Magenta.

 

Receberão diplomas pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica:

Antonio da Conceição Alves da Silva, Influência do Draft  Tube em Sistemas Mecanicamente Agitados para Homogeneização de Polpa de Calcário Contendo Partículas Finas.  Orientador, dr. Thiago Cesar de Souza Pinto.

Carlos Augusto Paiva Lameirinhas da Conceição,  Algoritmo para Teste de Equipamentos em Torre de Integração de Veículos Espaciais.   Orientador, Dr. Francisco Carlos P. Bizarria

Eduardo Ronald Joaquim-  Mensuração dos Custos da Qualidade como Ferramenta na Gestão de Processos: Proposta de um Modelo para Uma Empresa Fabricante de Veículos Automotores.Orientadora,   dra. Maria Cristina Pereira Matos.

Hugo Vicente da Silva –  Análise Esperimental do Fosfogesso como Isolante Térmico Através da Transferência de Calor por Condução.  Orientador, dr. Aldo Ramos.                            

Luís Paulo Garcia – Obtenção de Parâmetros Reológicos para Polpas Minerais contendo Partículas Grossas a partir de Ensaios de Bombeamento.Orientador, Dr. Thiago César de Souza Pinto.

Marcílio Dias Lopes – Comparação Experimental da Troca Térmica entre Tanque com Serpentina Helicocoidal e com Chicana Tubular, para Impelidor  Radial e Axial.  Orientador, dr. Deovaldo de Moraes Junior.

Natal de Jesus Gaspar- Potencial Uso do Passe de Revenimento no Reparo  de Soldas: Avaliação Via Mapeamento de Durezas.  Orientador, dr. José Carlos Morila.

Nilton Tavares –   Análise da Produtividade em Processo de Estampagem Utilizando o Diagrama de Ishikawa.  Orientadora, Dra. Dorotea Vilanova Garcia.

Rolden Baptista – Proposta de Modelo para Controle de Níveis de um Processo Multivariável de Quatro Tanques de Petróleo com rede de Análise Paraconsistente. Orientador,  dr. João Inácio da Silva Filho.

Os oradores das turmas serão os mestres : Luiz Carlos Teixeira do Nascimento (Ecologia) e Marcílio Dias Lopes (Engenharia).