A parceria começou com aulas aos alunos de Mestrado em Ecologia e de Pós-Graduação Lato Sensu da Unisanta e prosseguirá com pesquisas no Maranhão.

A pesca artesanal e a segurança alimentar, hoje e nos tempos pré-históricos são alguns dos temas da parceria entre a University York (UK), da Inglaterra e a Universidade Santa Cecília (Unisanta). Dois professores radicados na Inglaterra, a francesa Cecile Brugère e o brasileiro André Colonese estão dando aulas aos alunos de Mestrado em Ecologia e de Pós-Graduação da Unisanta, desde o dia 26/5.

O seminário prosseguiu nesta terça-feira e, na quarta (27/5), haverá estudo de campo, com vistas a um projeto maior de pesquisas entre as duas universidades, a ser desenvolvido no Maranhão, com o tema: como os grupos pré-históricos se adaptaram aos ambientes costeiros e como atribuíram conhecimento à pesca no Brasil.

O professor Colonese estuda essa questão no Brasil há quatro anos, com foco anterior nas populações pré-coloniais em Santa Catarina e São Paulo.  Ele é brasileiro, mas está radicado na Europa há 19 anos. Graduou-se, fe
z mestrado e doutorado na Itália. O pesquisador falou sobre a vulnerabilidade e a resiliência das comunidades de pescadores no Brasil. Uma de suas aulas foi sobre a arqueologia costeira e  a sustentabilidade dos sistemas socioecológicos por meio de técnicas biomoleculares.

Importância ecológica e econômica

A professora Cecile faz um link entre a Economia e a Ecologia. Defende a necessidade de se preservar o ambiente arqueológico, ambiental, cultural e  econômico, mediante estudos interdisciplinares, que podem gerar empregos e a economia sustentável.  Ela trouxe aos alunos de pós da Unisanta subsídios metodológicos e conceitos para o projeto que será desenvolvido no Maranhão.

A posição dos professores doutores que deram o curso, entre os quais está a doutora Alpina Begossi, da Unisanta, é de que, infelizmente,  o tema não é visto como relevante na sociedade.  A tendência é considerar apenas um assunto do passado, sem implicações para o mundo de hoje.

Begossi  falou, durante o seminário,  sobre as pesquisas de Ecologia Humana das populações caiçaras e dos caboclos no Brasil. Essa é uma das vertentes de estudos do Laboratório de Ecologia Humana (LabEH) da Unisanta, associado ao Laboratório de Sustentabilidade e Biodiversidade da Instituição e ao FIFO- Instituto de Pesca, Diversidade e Segurança Alimentar (Fisheries and Food Institute), do qual a Universidade é sede no Brasil.