Evento gratuito busca ampliar a compreensão sobre Parkinson na Baixada Santista
A Universidade Santa Cecília (Unisanta) será sede do segundo dia do Seminário da Tulipa Vermelha, promovido pelo Grupo Lótus da Baixada Santista, em parceria com a instituição, no dia 23 de abril. O evento tem como principal objetivo disseminar informações sobre a doença de Parkinson, que afeta cerca de 200 mil pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.
A programação conta com palestras de renomados especialistas, dentre eles docentes da instituição, nas áreas de Fisioterapia, Psicologia, Farmácia, Biomedicina, entre outras. A abertura do seminário aconteceu no dia 9 de abril, na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), com a presença de diversas autoridades.
A Unisanta recebe o evento no Auditório do Bloco E (Rua Doutor Cesário Mota, número 08 – 4º andar – bairro Boqueirão), das 17h às 21h. Entre os palestrantes estarão os doutores Edson Amâncio (neurocirurgião), Ivo Koedel (fisioterapeuta), Maria Cristina Jabbur (fonoaudióloga), Corina Lopes (psicóloga), Walber Toma (farmacêutico) e Carlos Eduardo Pires (biomédico).
Durante o encontro, também haverá apresentações do Coral Lótus, formado por pessoas com Parkinson, que proporcionarão uma experiência única ao público, sob a regência de Claudia Rodrigues.
Os eventos são gratuitos e destinados a profissionais da saúde, familiares, cuidadores e pessoas com a doença de Parkinson. Para participar, não é necessário confirmar presença previamente, basta chegar com antecedência ao local no dia da programação.
Sobre o Grupo Lótus – O Grupo Lótus tem como missão promover a reintegração social das pessoas com Parkinson, além de sensibilizar a comunidade sobre os tratamentos dessa condição.
Psicologia Unisanta oferece apoio a pacientes com Parkinson
A Faculdade de Psicologia da Unisanta está promovendo o Grupo de Apoio Psicológico Florescer, voltado para pessoas acometidas pela Doença de Parkinson e seus familiares cuidadores. A atividade é gratuita e conduzida por estagiários do 4º e 5º anos do curso, sob supervisão da docente Corina Lopes Ribeiro.
Os encontros acontecem em dois grupos simultâneos, mas separados: um exclusivo para os pacientes e outro destinado aos familiares. As atividades incluem rodas de conversa baseadas em temas sugeridos pelos próprios participantes, além de dinâmicas organizadas pelos estagiários. O objetivo é proporcionar um ambiente de acolhimento e apoio mútuo, com troca de experiências.
Serviço:
Grupo de Apoio Psicológico Florescer
Quando: Às terças-feiras, das 14h às 15h
Local: Salas 615/ 616 – 6º andar – Bloco E [Rua Cesário da Mota, 08].
Mais informações: (13) 3202-7129