A alta direção da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e do Jabaquara Atlético Clube (JAC) firmaram, na manhã desta quinta-feira (3/4), convênio que beneficiará os atletas de base e profissionais do Departamento de Futebol da agremiação esportiva. O convênio contempla trabalhos nas áreas de Educação Física, Fisioterapia e Publicidade, que serão realizados ao longo deste ano, quando será comemorado o centenário do clube.

Na oportunidade, o pró-reitor administrativo da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira, lembrou a ligação afetiva da Família Teixeira com o clube. “Milton Teixeira (in memorian) foi um dos primeiros diretores do Jabaquara. Tenho orgulho de ter uma foto calçando meias amarelas e com o mascote do Jabuca. São recordações muito boas. Temos muito respeito e consideração pelo clube”.

Teixeira falou ainda sobre a parceria atual com o “leão da caneleira”. “É uma razão de muito orgulho unir o Santa Cecília neste momento especial do clube. Acreditamos na evolução conjunta dos profissionais com os professores, funcionários e alunos, nos laboratórios, trabalhando para a recuperação, prevenção e tratamento dos atletas”.

Para o presidente do Jabaquara, Manoel Rodriguez Gonzalez, a união selada entre as instituições renderá bons frutos. “Uma parceria com a Universidade Santa Cecília, que é sinônimo de sucesso e respeito em nossa cidade, aumenta ainda mais a admiração que a comunidade Jabaquarense tem por toda a Direção desta Instituição. Confiar que nossos atletas terão o suporte necessário dos profissionais da Unisanta para um melhor desempenho, é, sem dúvida. uma grande conquista para o nosso Centenário”.

Trabalhos – Estarão envolvidos, diretamente, na parceria, docentes e alunos das Faculdades de Educação Física e Esporte (Fefesp), Fisioterapia e do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade. Outra proposta da parceria é a abertura de estágios por meio de atividades desenvolvidas pelos alunos da Fefesp na sede do clube.

Entre as atividades previstas no convênio estão o atendimento de lesões de treinamento e práticas esportivas na Clínica de Fisioterapia da Unisanta e avaliações de massa corpórea, linear aeróbico e potência de salto, entre outras, no Laboratório de Fisiologia do Exercício. A Clínica e o Laboratório prestam atendimento a atletas das seleções santistas de diversas modalidades esportivas da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes); a equipe de Natação da Unisanta; paratletas e a comunidade em geral.

“Várias equipes da 2ª divisão gostariam de ter essa estrutura disponível. O jogador terá uma tranquilidade a mais para trabalhar. Ficamos felizes em poder oferecer isso ao atleta. Esperamos não precisar usar (os trabalhos de recuperação de lesões), mas, caso seja preciso, estamos bem guardados e seremos bem tratados aqui”, destacou o treinador da categoria profissional, Darlan Sant’Anna.

“Jogaremos com mais tranqüilidade e se acontecer algo teremos o respaldo da Fisioterapia. O jogador ficará mais à vontade e, dessa forma, pretendemos levar o Jabaquara onde ele merece estar. No topo”, acrescentou o jogador da categoria profissional, Felipe Mariano.

Ainda como parte da parceria, os estudantes de Publicidade e Propaganda desenvolverão projetos comemorativos ao centenário do clube.

“Em ano de Copa do Mundo exaltamos o Esporte e a Educação para o bem do País. Vamos estreitar essa parceria que nunca deixou de existir, com novas alternativas e conquistas e grandes vitórias”, afirmou a presidente da Unisanta, Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani.

A reitora da Unisanta, Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, referiu-se ao mascote do clube em seu discurso. “O leão guerreiro nunca se acomodou. Com a força e o comprometimento que vêm das nossas raízes, estamos apoiando as causas da cidade”, disse.

Outras autoridades – Também estiveram presentes durante a solenidade, o diretor de Marketing da Unisanta, Prof. Marcus Teixeira Penteado; o assessor da Pró-Reitoria Administrativa, Marcelo Teixeira Filho; o diretor e o coordenador da Fefesp, respectivamente, Prof. João Teixeira de Souza Barros e Prof. Nicolau Teixeira Ramos; o diretor da Faculdade de Fisioterapia, Prof. Ivan Barreira Cheida Faria e o diretor da Faculdade de Artes e Comunicação, Prof. Humberto Challoub, além de docentes da Universidade.

Pelo JAC, prestigiaram o evento, o vice-presidente da Diretoria, Antonio Gilberto Amaral da Silva; o conselheiro efetivo, Dr. Wilson de Oliveira; o secretário do Conselho Deliberativo, Sérgio dos Santos Silveira; o treinador da categoria profissional, Darlan Sant’Anna , além dos jogadores Rodrigo Gomes (atacante) e Felipe Marino (meio campo).

Jabaquara Atlético Clube – O JAC É uma agremiação esportiva da cidade de Santos, fundada em 15 de novembro de 1914. Suas cores são amarelo e vermelho. Anteriormente chamada de Hespanha, é um dos membros fundadores da Federação Paulista de Futebol.