Henrique Barbosa, sênior, que está treinando em Barcelona, enviou um vídeo de saudação a seus novos colegas de equipe e cumprimentou a Unisanta por investir no esporte e na educação.  Alessandra Marchioro, uma das maiores velocistas das piscinas brasileiras, também está feliz com a Instituição, pois “namora a Unisanta há alguns anos”.

Como parte de seu Projeto Olímpico que visa incentivar a natação em todos os seus níveis, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) apresentou,  nesta sexta-feira (27/2),  15 novos atletas, sendo onze da categoria sênior e quatro  da júnior.

Para o técnico Márcio Latuf, os novos nadadores contribuem para melhorar ainda mais o nível da equipe, não só nas provas de revezamento, mas por estímulo a todos os atletas, pois eles treinarão lado a lado. O recordista sul-americano nos 200m peito, Henrique Barbosa, que, por meio de um vídeo manifestou seu contentamento em participar da nova equipe, participou das Olimpíadas de Pequim e treina forte em Barcelona, na Espanha, a fim de conquistar o índice para 2016. Por esse motivo, não estava em Santos naquele momento.

“São nomes que fortalecem nosso objetivo de permanecer como a primeira força universitária da natação brasileira e no Top Five das melhores equipes do País”, acrescenta o treinador.  Nesse nível, despontam os atletas cecilianos Nicholas Santos, Poliana Okimoto, Matheus Santana, Felipe Ribeiro e Luis Arapiraca, entre outros”.

A velocista Alessandra Marchioro, de 21 anos,  é da seleção brasileira e participou do Mundial de Barcelona, em 2013. “Eu namorava a Unisanta há tempos e a contratação se concretizou agora. Treinava em Curitiba, mudei-me para São Paulo. Esta é a primeira visita que faço à Unisanta, mas conheço técnicos e nadadores daqui há alguns anos”.

Leonardo dos Santos Fim retorna à Unisanta após 12 anos, disposto a novos desafios. “Nadei aqui de 2001 a 2003. Minha expectativa é retornar à seleção brasileira. Estou treinando forte para o Maria Lenk, que será seletiva para o Pan.  Meu tempo atual, nos 200m costas, é de 1min58s66. Para alcançar o Mundial preciso fazer o índice de 1min58s22. Vou buscar melhorar meu tempo. É muito gostoso voltar à Unisanta, onde sempre fui bem recepcionado.”

Os novos atletas da equipe Unisanta elogiaram a acolhida e a infraestrutura da Universidade. “É como se fosse uma família”, afirmou Aline Saporito de Paula Caetano (sênior), recordista sul-americana no revezamento estilo medley.

A  sênior Mary Annie Ortega disse que há muito tempo queria sair do Rio de Janeiro, “onde o esporte olímpico não existe mais” em termos de incentivo aos atletas. O convite para treinar na Unisanta veio em dezembro do ano passado, no Open do Rio, por meio do técnico Latuf. Ela começou a treinar aqui no início de janeiro e só tem elogios para a nova casa.“

“É uma equipe com planejamento, grandes atletas e técnicos. E oferece a oportunidade de estudar e treinar”.

Entre os novos integrantes, Latuf destaca ainda, entre outros, Joana Zenebon Cardoso e, na categoria júnior 2, Patrícia Pedroso Neumann, especialista nos 200m borboleta, nos 200m costas e medley.

Estavam  presentes, na oportunidade, os medalhistas mundiais em suas modalidades Nicholas Santos, Poliana Okimoto, Matheus Santana, além de Felipe Ribeiro, com índice para o próximo Mundial Júnior em Cingapura, entre outros destaques da equipe.

Mundial Escolar – Durante a recepção aos novos atletas, foram apresentados os seis atletas do Colégio Santa Cecília, representantes do Brasil no Mundial Escolar, que será realizado na Polônia, entre os dias 16 a 21 de abril. A equipe santista é composta pelos estudantes Felipe Ribeiro, João Vitor Gramani da Rosa, Leonardo Monteiro, Matheus Wander Morais, Paulo Dias e Wagner Araújo, comandados pelo treinador Gerson Pazian. O grupo foi escolhido para nadar pelo País após conquistar 21 medalhas e os troféus de campeões no geral masculino e o terceiro lugar no geral feminino, no Campeonato Brasileiro Escolar de Natação, em novembro do ano passado, na Bahia.

Referência Nacional – O Pró-Reitor Marcelo Teixeira enfatiza o incentivo da Unisanta em todas as categorias da natação, além de outros esportes, visando uma educação integral.  Lembra os investimentos feitos no ano passado, como parte do seu Projeto Olímpico, que modernizaram ainda mais o Parque Aquático da Instituição.

Delegações estrangeiras visitaram a Unisanta no ano passado, para marcar treinamentos no Parque Aquático da Unisanta. A equipe de natação da Itália já está confirmada para treinar na Universidade, provavelmente entre 20 de julho e 5 de agosto de 2016, período que antecede os Jogos Olímpicos contribuir para este importante momento que o País está vivendo.

A infraestrutura de ponta da Unisanta foi um dos itens aprovadas pelo COB, entre os ambientes: o complexo aquático, que compreende uma piscina olímpica, primeira no País com teto retrátil, e outra de apoio, para aquecimento, aulas do aprenda a nadar e hidroginástica, além das Clínicas de Fisioterapia e Odontologia e o Laboratório de Fisiologia do Exercício.

“Além de ser a primeira força universitária da natação brasileira, no Top Five do País, a Universidade é a única da região credenciada pelo COB para receber atletas visando treinos aos Jogos Olímpicos”, observa Marcelo Teixeira.  Lembra o Pró-Reitor que o Projeto Olímpico prepara atletas de alto nível, para diversas modalidades esportivas, nacionais e internacionais.

A saudação à nova equipe foi feita ainda pela reitora Sílvia Teixeira Penteado, que lembrou o compromisso dos fundadores (seus pais, Nilza e Milton Teixeira, além de Emília Teixeira), de aliar esporte à educação. “Quando compramos o Colégio Monte Serrat, a piscina estava cheia de carteiras quebradas. Mudamos esse quadro”.

A presidente Lúcia Teixeira cumprimentou os atletas da Unisanta de vários esportes, que representam o Brasil em várias partes do mundo, participando das bases de seleções brasileiras.

Novos integrantes:

 CATEGORIA SÊNIOR

Alessandra Marchioro
Especialidade: 50 e 100m livre
Principais títulos: Sul-Americano em 2010 e 2014 – Campeã do revezamento 4x100m; Vice-Campeã Sul- Americano 2014 – 50m livre. Nada desde os 11 anos, é dona de mais de 500 medalhas, é uma das principais velocistas das piscinas brasileiras, ficou fora das Olimpíadas de 2012 por não ter alcançado o índice olímpico por 16 centésimos de segundo nos 50m.
Clube anterior: Botafogo

Aline Saporito de Paula Caetano
Especialidade: 50, 100 e 200m costas
Principais títulos:  Recordista Sul-Americana no revezamento 4×50 metros medley.
Clube anterior: Esporte Clube Pinheiros

Diogo Fassina Dias
Especialidade: 200m livre e 200m costas
Principais títulos: Campeão Brasileiro 200m costas Júnior 1, 2x integrante da Seleção Brasileiro Juvenil e Júnior. Especialidade: 200m livre e 200m costas; cinco vezes Campeão Brasileiro nos 200m livre. Quatro vezes Campeão Brasileiro nos 400m livre. Terceiro lugar no revezamento do Trofeu Maria Lenk.
Clubes anteriores: Sesi, Grêmio Náutico União e Pinheiros

Henrique Barbosa
Especialidade: 100 e 200m peito
Principais títulos: Conquistou índice e participou das Olimpíadas de Pequim, em 2008, nas provas de 100m e 200m peito. Ouro nos Jogos Sul-Americanos de Santiago 2014, nos 200m peito. Pratas no Pan do Rio de Janeiro 2007, nos 200m peito e 4x100m medley. Bronze em Campeonatos Mundiais – Piscina Curta (Dubai 2010) – 4x100m medley.
Clube anterior: Esporte Clube Pinheiros

Joana Zenebon Cardoso
Especialidade: 100 e 200m peito
Principais títulos: Campeã 200m peito no Campeonato Júlio Delamare em 2012 e 2014. Em 2013, foi vice-campeã nos 200m peito no Brasileiro.
Clube anterior: Corinthians

Kaio Cesar Macedo de Souza
Especialidade: 200m costas
Principais títulos: Bicampeão Brasileiro 100m costas e terceiro lugar nos 200m Brasileiro Júnior.
Clubes anteriores: Vasco e Fluminense

Leonardo Alves dos Santos Fim
Especialidade: 200m livre, 200m costas e 200m borboleta
Principais títulos: Finkel 2012 – campeão nos 200m costas. Vice em 2013 no Maria Lenk e em 2011 nos 200m borboleta, no mesmo Torneio.
Clube anterior: Minas Tênis Clube

Luiz Felipe de Souza Vieira
Especialidade: 200m borboleta e 200m costas
Principais títulos: Campeão Brasileiro Juvenil e Júnior. Fez parte da Seleção Brasileira no Mundial Júnior de Dubai nos 200m costas. Já foi atleta da Unisanta em 2012.
Clube anterior: Esporte Clube Pinheiros

Mary Annie Ortega
Especialidade: costas 100m e 50m
Principais títulos: Campeã da Copa Mercosul; Bronze no Campeonato Brasileiro Júnior (2012); duas vezes Campeã Paulista 100 e 50m costas; três vezes Campeã Carioca nos 100 e 50m costas; finalista no Campeonato Absoluto em 2014; Ouro nos 50 e 100 metros nado costas.  Clube anterior: Botafogo

Nelson Silva Junior
Especialidade: 50 e 100m costas
Principais títulos: 25 participações em campeonatos Internacionais; 123 em campeonatos nacionais com uma medalha de prata e quatro medalhas de bronze; 171 participações em campeonatos estaduais, com 35 medalhas de ouro, 18 de prata e 21 de bronze.
Clube anterior: Esporte Clube Pinheiros

Paula Jardim Galvão
Especialidades:  50 e 100m livre
Principais títulos: Campeã em Sul-Americano Juvenil; Campeã Pan Americano Juvenil; Campeã Brasileiro Júnior.
Clube anterior: Esporte Clube Pinheiros

CATEGORIA JÚNIOR 2

Matheus Moro Brambilla
Especialidade: 200, 400, 800 e 1500m livre
Principais títulos: Medalha de bronze nos 800 m livre do Campeonato Paulista Junior e Sênior de Natação em 2013.
Clube anterior: Esporte Clube Pinheiros

Patrícia Pedroso Neumann
Especialidade: 200m borboleta, 200m costas e 200m medley
Principais títulos: Campeã Brasileira Infantil, Juvenil e Júnior. Recordista brasileira em 2009, 2011, 2012. Vice-campeão Sul-americano em 2013. Diversas vezes recordista paulista.
Club anterior: Sesi

CATEGORIA JÚNIOR 1

Arthur Perez Rodrigues
Especialidade: 50, 100 e 200m costas
Principais títulos: Prata no revezamento 4x50m e bronze nos 100m costas e nos 50m livre no XVIII Troféu Kim Mollo (Torneio Inter-Regional).
Clube anterior: Corinthians

Fernando Silva
Especialidade:
Principais títulos: Ouro no revezamento 4x100m livre nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Campeão Sul-Americano Absoluto nos 100m livre, 100m borboleta e 4x100m livre em 2008. Nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, participou da prova do revezamento 4x100m livre. No Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2009, ficou em quarto lugar no revezamento 4x100m livre e bateu o recorde sul-americano.

slide