Unisanta colabora com pesquisa para transformar Porto de Santos em modelo de sustentabilidade

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Professores e alunos do Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental (CTA) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) desenvolvem Projeto de Pesquisa que realizará uma análise comparativa entre os sistemas de governança e os projetos sustentáveis existentes nos portos de Santos (Brasil) e Huelva (Espanha).

O projeto é financiado pela Autoridade Portuária de Santos (APS) e pelo Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep). O estudo será desenvolvido em parceria com o Porto de Huelva, na Espanha, a Universidade de Sevilha, o Conselho Superior de Investigação Científica da Espanha (CSIC) e a empresa Water Challenge. Alunos da graduação em Biologia, Direito e Engenharia da Unisanta também participam do projeto com bolsa de iniciação científica.

A pesquisa busca explorar a viabilidade da utilização tecnologia ASE&C no Porto de Santos, além de analisar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) associadas ao tratamento de materiais dragados.

Esta tecnologia, desenvolvida ao longo de uma década, oferece uma abordagem inovadora de evaporação e cristalização sônica adiabática, permitindo o tratamento de materiais dragados e fluidos contaminados. O processo gera produtos valiosos, como água purificada e metais, com destaque para as terras raras, fundamentais para a indústria tecnológica.

A equipe é liderada pela Profa. Dra. Alessandra Aloise de Seabra, com a participação do Prof. Dr. Angel Dell Vals Casillas, inclui colaboradores como o Prof. Dr. Camilo Seabra, a Prof. Dra. Ursulla Souza, o Prof. Dr. Roberto Borges, a Profa. Maria Cristina Gontijo, o Prof. Dr. Julian Blasco, do CSIC, e Mercedes Conradi Barrena, da Universidade de Sevilha.

A comprovação da viabilidade econômica, jurídica e ambiental da tecnologia ASE&C possibilitará o início da economia circular no setor de dragagem, contribuindo para a economia azul e alinhando-se à Década dos Oceanos da ONU. A tecnologia propõe uma alternativa eficiente e sustentável aos métodos tradicionais de descarte, como aterros e cavas subaquáticas, trazendo benefícios significativos em termos de impacto ambiental e econômico.

Além das questões técnicas, o Projeto VIAJE incluirá propostas para avanços jurídico-políticos que sustentem a implementação de tecnologias inovadoras, visando ao reconhecimento do Porto de Santos como um “Porto Verde”. Essas iniciativas buscam melhorar a relação entre o porto e a cidade, criando um ambiente portuário mais seguro, inclusivo, resiliente e sustentável.

Entre os resultados esperados do projeto estão a confirmação da possibilidade de replicar o modelo espanhol no Porto de Santos, a redução de incertezas e riscos de investimento, o fortalecimento de parcerias internacionais e o estabelecimento de uma relação de bilateralidade, com o envio e recebimento de alunos e professores da Unisanta a serem capacitados para a utilização da tecnologia.

Para coletar dados jurídico-financeiros, serão realizadas entrevistas presenciais com gestores portuários, engenheiros e especialistas da empresa Water Challenge, além de pesquisadores do CSIC e da Universidade de Sevilha.