O local, que abrigou até 2002 um antigo depósito municipal de resíduos sólidos, será alvo de pesquisas de professores e alunos dos Mestrados, da Pós-Graduação e da Graduação da Universidade.

As pesquisas científicas que a Universidade Santa Cecília (Unisanta) fará no Parque Ambiental de Sambaiatuba, em São Vicente,  mediante proposta de convênio assinado nesta quarta-feira (4/10), são de grande importância para  aquele município e os alunos e professores da Instituição, segundo os signatários do documento.

Professores dos Mestrados, da Pós-Graduação e da Graduação da Universidade orientarão seus alunos no levantamento dos principais problemas ambientais do Parque, visando auxiliar o município com sugestões para sanar ou amenizar algumas dessas questões.

O Secretário do Meio Ambiente de São Vicente, Vitor Vitório, que representou no ato o prefeito Pedro Gouvêa, mencionou “a solidez  do nome da Unisanta, que é de extrema importância para a região, pois dispõe de um vasto campo de pesquisas de seus corpos docente e discente, que atende às exigências dos poderes públicos”.

Informou o secretário que a  prefeitura está empenhada em restaurar equipamentos sociais do local, em parceria com órgãos como o Fundo Social de Solidariedade, o SETTAPORT e o Rotary Clube. A ideia é oferecer, por meio de projetos de economia solidária,   cursos de panificação, corte e costura, informática e jardinagem, entre outros,  nos equipamentos reformados. As palafitas do local conhecido como Caminho das Índias serão substituídas por conjuntos habitacionais para 400 famílias já cadastradas. Os três campos de futebol dentro do Parque estão sendo recuperados e serão abertos à comunidade, assim como outras áreas de lazer.

Embora o Parque Ambiental de Sambaiatuba tenha sido criado no antigo lixão desativado em 1º de abril de 2002, o Secretário do Meio Ambiente, Vitor Vitório, não acredita que haja poluentes remanescentes perigosos à saúde. Foram feitos estudos após o encerramento dos lixões e análises do solo e do lençol freático, há alguns anos.  Agora, a prefeitura aguarda a proposta de pesquisas para ampliar e atualizar os estudos.

Benefícios aos alunos da Unisanta

“Este é mais um projeto de cooperação entre a Unisanta e a prefeitura de São Vicente, pois essa parceria existe de longa data, assim como em relação a outras cidades da Baixada”, afirmou a Reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, sobre a assinatura do convênio.

“Trata-se de um projeto de cooperação científica, um instrumento com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores daquele município, ampliando a colaboração que já existe entre a Universidade e São Vicente”, afirmou a reitora.  “Ao mesmo tempo, a parceria possibilita oportunidades de novas pesquisas a egressos e alunos da Instituição, com reflexos positivos na qualificação desses jovens no mercado de trabalho. A Unisanta tem importantes pesquisas na área ambiental por meio de seus mestrados de Ecologia, Auditoria Ambiental, Engenharia Mecânica e Direito da Saúde”.

“Este é um dia auspicioso por vários motivos”, acrescentou a presidente da Instituição, Lúcia Maria Teixeira.  “Trata-se de uma parceria que vai beneficiar o meio ambiente, e ações ambientais não se limitam a questões  ecológicas, já que afetam positivamente questões humanas e sociais. A proposta é trazer o desenvolvimento sustentável que queremos para São Vicente e toda a região, capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer as necessidades das  gerações futuras, isto é, sem esgotar os recursos para o futuro”.

Outro fato interessante,  segundo Lúcia Teixeira,  é que a Universidade estava assinando, no Dia da Natureza,  um convênio em que alguns dos signatários, representando São Vicente, são ex-alunos: o Secretário do Meio Ambiente desse município, Vitor Vitório, e a Secretária Adjunta de Meio Ambiente, Silmara Casadei. Sem contar a Secretária de Assuntos Jurídicos de São Vicente, Bernardete Bacellar, que é professora do Curso de Direito da Universidade. “Estamos unindo questões políticas ao meio ambiente, trazendo esperanças em um cenário desalentador a uma nova leva de jovens que se preparam  para o futuro”.   A dra. Lúcia se referia à 32ª Feira de Profissões,  que se realizava naquele momento na Unisanta, para estudantes de várias escolas da Cidade.

O Coordenador do Mestrado de Direito da Saúde e do Curso de Direito da Unisanta, Fernando Reverendo Vidal Akaoui, afirmou que a Academia se propõe a estudar os problemas da área degradada, sugerindo medidas que poderão auxiliar os poderes públicos e a cidade de São Vicente.

Estavam presentes ainda o secretário adjunto de Comunicação de São Vicente, Victor Miranda, o diretor da Faculdade de Direito da Unisanta, Norberto Moreira da Silva, o diretor de Marketing, Marcus Teixeira Penteado, a Diretora de Saúde, Caroline Simões Teixeira, o diretor da Faculdade de Educação Física, João Carlos Teixeira  de Souza Barros,  e o assessor especial da Pró-Reitoria Administrativa da Unisanta, Marcelo Teixeira Filho.