Bartolo comanda equipes vitoriosas em campeonatos brasileiros de karatê e luta olímpica e é autor de vários livros sobre esporte.

O técnico Paulo Barbolo, responsável pelas equipes de karatê e luta olímpica do Colégio e da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi nomeado  Delegado Regional da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPES) na Baixada Santista, acumulando esse cargo  com sua função de diretor de karatê da entidade. Sob o comando de Bartolo, a Unisanta ganhou  títulos brasileiros de karatê  e de luta olímpica em 2015, além de ter conquistado outros títulos nacionais , paulistas e regionais.

Paulo Bartolo  é diretor do Curso de Pós-Graduação em Karate-Do da Unisanta e autor de diversos livros sobre esporte.  O último foi Karate-Do: Primeiros Passos, com o intuito de agregar e aprofundar o conhecimento na arte marcial Karate.

Outras publicações: O Caminho da Mão Vazia, que trata das dúvidas de seus alunos quando do início da prática; Karate Do: História Geral e no Brasil, que relata fatos marcantes da trajetória dessa modalidade desde sua origem no Japão e no mundo; e Karate Do: Uma Visão Multidisciplinar, que aborda importantes questões pedagógicas relacionadas diretamente à preparação do atleta de Karate-Do.