Evento é uma homenagem à Padroeira da Televisão

Foi realizada nesta quinta-feira, 11/8, no 7º andar do Bloco E da Universidade Santa Cecília (Unisanta), uma benção especial em homenagem ao Dia de Santa Clara, Padroeira da Televisão. A benção das instalações do Sistema de Comunicação Santa Cecília – Rádio e TV Educativas foi dada por Frei João, do Santuário Santo Antonio do Valongo, que também explicou porque Santa Clara é a padroeira das emissoras de televisão, conforme decreto papal.

Entre os presentes estavam a reitora Sílvia Teixeira Penteado, a presidente Lúcia Maria Teixeira, o Pró-Reitor Administrativo Marcelo Teixeira, a Pró-Reitora Comunitária Emília Maria Pirilo, o Coordenador Geral do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcos Turíbio Bianchi, diretores e coordenadores de cursos de graduação da Unisanta.

Segundo o site http://www.cruzterrasanta.com.br/historia-de-santa-clara/69/102/#c, um ano antes de sua morte, em 11 de agosto de 1253, Santa Clara queria ir a uma missa na Igreja de São Francisco, porém não tinha condições porque estava doente. “Então ela entrou em oração e pode assistir a celebração de sua cama em seu quarto no convento”.

De acordo com o site, a Missa aparecia como se estivesse projetada na parede de seu quarto. Santa clara de Assis contou fatos ocorridos na cerimônia religiosa com detalhes das palavras do sermão do celebrante. Mais tarde, pessoas que assistiram a missa confirmaram que o que Santa Clara narrou, de fato aconteceu.

Por ter assistido a uma celebração à distância, Santa Clara de Assis foi proclamada oficialmente a padroeira da televisão pelo Papa Pio XII, em 14 de fevereiro de 1958.