Palestra com ex-aluno Paulo Roberto dos Santos Barbosa, à noite, será outro destaque desta terça-feira (22), da 2ª Semana de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta

A 2ª Semana de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) teve prosseguimento na manhã desta terça-feira (22), com a palestra “Metodologias de Projeto – Formas de Criar”, ministrada pela arquiteta Renata Semin. O evento teve início às 9h e foi realizado no Auditório do Bloco E da Unisanta. Ela abordou o trabalho de restauro da Biblioteca Mário de Andrade, a segunda maior do País, localizada em São Paulo.

“Um projeto como esse da Biblioteca requer um levantamento muito cuidadoso. Vamos percebendo as condições técnicas, o que o prédio e o cliente precisam, levantamos os dados e já vamos fazendo o projeto. Temos que trabalhar o tempo inteiro nessa dinâmica, como dizem, trocando o pneu com o carro andando”, afirmou Renata.

Fundada em 1925, a o Biblioteca Municipal de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade (BMA) é a maior biblioteca pública da capital paulista e a segunda maior do país. Superada somente pela Biblioteca Nacional. È também uma das mais importantes bibliotecas de pesquisa do Brasil. Passou por profunda reforma. de 2007 a 2010, que envolveu o restauro do mobiliário, a desinfestação de parte do acervo de livros, a higienização e a reorganização física de todo o acervo, além das intervenções no edifício.

Renata Semin, do escritório Piratininga, cursou a FAU-USP, de 1978 a 1982. Recém-formada, criou com colegas a empresa Piratininga Arquitetos Associados, que realiza projetos de arquitetura de edificações, de interiores empresariais e de desenho urbano em todo o Brasil.

Na tarde desta terça a atividade foi um passeio turístico e arquitetônico pela cidade de Santos, com os arquitetos Luís Nunes e Ruy Debs. O passeio teve o intuito de explorar a riqueza arquitetônica localizada na orla da praia, com um tour de bicicleta ou a pé. Os arquitetos contaram a história de Edifícios como o Verdes Mares e o Enseada, que encantam a população com sua arquitetura moderna.

Luís Nunes é arquiteto e urbanista, com Mestrado e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) É professor titular da Unisanta há 20 anos. Coautor do livro “O grande porto: A modernização no Porto de Santos”, tem experiência na área, com ênfase em Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura Moderna, Porto, Planejamento e Desenvolvimento Urbano.

Ruy Debs é arquiteto formado pela FAUS, em 1982, atuou na área industrial e residencial e trabalha como professor. É autor e documentarista.

Veja a programação para os próximos eventos da 2ª Semana de Arquitetura e Urbanismo:

– 19h às 22h – Palestra: “A Arte do Projeto”. Com Paulo Roberto dos Santos Barbosa. Local: Anfiteatro do Bloco D, 4º andar.

Através de suas experiências, Paulo Roberto ensina a aproveitar os concursos de arquitetura para criar. Vendo-os como um desafio com inúmeras regras, o concurso pode ser uma porta que se abre para um projeto vencedor e até mesmo um sonho.

Paulo Roberto dos Santos Barbosa é arquiteto e urbanista formado pela Unisanta em 2005. Trabalhou durante sete anos no escritório Biselli + Katchborian Arquitetos, do qual foi sócio entre os anos de 2009 e 2012. Fundou, ao lado da Arquiteta Tais Cristina da Silva, no ano de 2013, o escritório São Paulo Arquitetos e tem atuado desde então nas mais diversas escalas, além de concursos públicos de arquitetura nos quais obtiveram prêmios e menções honrosas. Participou nos anos de 2011, 2012, 2013 e 2015 de bancas finais de graduação do Centro Universitário Belas Artes a convite dos professores Mario Biselli e Guilherme Mota.

Quarta-feira (23/8)
– 9h às 12h – Oficina (20 pessoas): Desenho de Modelo Vivo. Com Manoel “Neco” Dos Santos Neto. Local: Ateliê de Arquitetura, Bloco M, 6º andar.

Desenho de observação de um/uma modelo, com o intuito de apurar os traços em relação a perfeição da figura humana. Com a possibilidade de utilizar-se de várias técnicas, o aluno poderá expressar sua arte da maneira que preferir. Não é permitido fotografar ou utilizar o celular nesta oficina.

Manoel dos Santos Neto é arquiteto e professor da Unisanta nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura de Interiores, Produção Multimídia e Engenharia Civil. Tem experiência na área de Arquitetura, comunicação visual, cenografia para TV, design de interiores e mobiliário com ênfase em computação gráfica.

– 19h às 22h – Palestra: “Arquitetura residencial, importância histórica”. Com Flávia Brito Do Nascimento. Local: Auditório do Bloco E.

Divulgação do livro “Blocos de Memória: Habitação Social, Arquitetura Moderna e Patrimônio Cultural”. Através da explicação de seu livro, Flávia debaterá sobre a importância da preservação dos conjuntos residenciais modernos empreendidos no Brasil entre 1930 e 1964.

Flávia é professora do Departamento de História de Arquitetura e Estética do Projeto na FAU Bacharelada e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, obteve o título de mestre e de doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou em instituições de preservação do patrimônio cultural em diversos níveis (Iphan, Inepac e Unesco), desenvolvendo estudos de tombamento, inventários e trabalhos técnicos. É autora dos livros “Entre a estética e o hábito: o Departamento de Habitação Popular (1946-1960)” (Prefeitura do Rio, 2008) e “Blocos de memórias: habitação social, arquitetura moderna e patrimônio cultural” (Edusp, 2016). Foi professora visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley, Estados Unidos, vinculada ao IASTE – International Association for the Study of Traditional Environments.

Quinta-feira (24/8)
– 9h às 12h – Palestra: “Arquitetura Paramétrica e o conceito BIM”. Com Luís Albano. Local: Auditório do Bloco E.

Mostrar como os programas BIM ajudam a fornecer a famosa arquitetura paramétrica, arquitetura ou desenho arquitetônico que se origina por dados diversos, como: carta solar, ventos predominantes e etc, gerando um desenho final que leva em conta essas informações e parâmetros. Exibir os dados coletados e analisados para gerá-la, criando sua forma.

Luís Albano é graduado na Faculdade de Tecnologia de Sorocaba e Pós-Graduado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Atua há mais de 15 e anos nas áreas de desenvolvimento de projetos, gestão de projetos e docência. Especialista nas áreas de projetos mecânicos e implantação de sistemas industriais para as áreas alimentícia e automotiva, foi responsável pela automatização de novos processos nos setores fabril e administrativo de empresas como Nestlé, Mahle, Ypê, entre outras. Atua como professor das áreas de engenharia e arquitetura da Universidade de Sorocaba. Atualmente é mestrando do programa de Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba.

– 14h às 17h – Visita: “Sketchcrawl – Desenhando na rua”. Com Osvaldo da Silva Costa. Ponto de Encontro: Ateliê de Arquitetura, Bloco M, 6º andar.

O Sketchcrawl é o que alguns podem chamar hoje de um evento World Wide, mas a ideia nasceu simples. A iniciativa partiu de Enrico Casarosa, artista italiano, que teve a ideia de reunir colegas de profissão para desenhar ao ar livre. No Brasil, o Sketchcrawl vem ganhando cada vez mais espaço e, a cada nova edição, surgem cada vez mais grupos organizados de desenhistas e entusiastas do desenho em diversas cidades, aderindo à mobilização global. O grupo se encontrará no ateliê de arquitetura e sairá pelas ruas pelo do canal 4, finalizando a atividade na praça palmares.

Osvaldo da Silva Costa é ilustrador, desenhista de humor e professor universitário. Possui graduação em Educação Artística pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Pós-Graduação em Comunicação. Cartunista premiado, já prestou serviços para Revista Exame, O Pasquim, Revista Bundas, O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde, Folha de S.Paulo, Folha da Tarde, Jornal da USP, Diário do Povo (Campinas), A Tribuna (Santos) e nas revistas Dados e Idéias, Leia Livros, Ilustrando em Revista e Revista Continente. É um dos organizadores do Sketchcrawl Santos, paralelo ao UrbanSketchers, que acontece na cidade desde 2009.

– 19h às 22h – Mesa-redonda: “Arquitetura Paramétrica – Uma nova Linguagem”. Com Victor Sardenberg e Renata Portelada. Local: Auditório do Bloco E.

Debate entre dois profissionais sobre diferentes meios de se criar a arquitetura paramétrica: arquitetura, ou desenho arquitetônico, que se origina por dados diversos, como carta solar, ventos predominantes e etc, gerando um desenho final que leva em conta essas informações e parâmetros, demonstrando como usar os softwares a seu favor.

Victor Sardenberg é pesquisador associado em Métodos Digitais em Arquitetura (dMA) na Leibniz Universitaet Hannover. É Master of Arts com especialização em Arquitetura e Desenho Urbano pela Staedelschule Architecture Class, Frankfurt e é Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. Já lecionou diversos cursos pela Architectural Association Visiting School, UFRJ, Hochschule Dusseldorf, UFMS, Staedelschule Architecture Class e PUCRio. É também curador da exposição “ER-RE / Estranhando o Real – Realizando o Estranho” que ocorre atualmente na Galeria Casa da Xiclet em São Paulo.

Renata Portelada é uma sumidade quando se trata de softwares em arquitetura. Com vasta experiência nos programas Rhinoceros, Grasshopper e Archicad, ela é cofundadora da empresa Lab for Architectural Singularity. Foi assistente da AA Visiting School São Paulo Liquid Design e na AA Visiting School – São Paulo Skyline em 2014. Trabalhou também para a Future Brand, Prototype SP, João Nery e João Marques Arquitetos Associados, Lúcio Engenharia e para a MG Projetos São Paulo.

Sexta-feira (25/8)
– 9h às 12h – Palestra: “Estrutura criativa”. Com Yopanan Rebello. Local: Auditório do Bloco E.

Yopanan Rebello mostrará como criar a partir do sistema estrutural, transformando-o em um ótimo aliado. Desta forma, a estrutura não irá mais bloquear a imaginação do arquiteto, mas sim fazer com que ela alcance uma maior plenitude.

Yopanan Rebello é engenheiro de estruturas e possui mestrado e doutorado na FAU-USP. É Diretor Técnico da Ycon Engenharia e Diretor Pedagógico da Ycon Formação Continuada.

– 19h às 22h – Oficina (20 a 30 pessoas): “Personalidades Cromáticas”. Com Márcia Okida. Local: Ateliê de Arquitetura, Bloco M, 6º andar.

Através da uma viagem monocromática, Márcia Okida irá mostrar a importância das cores e como utilizá-las de maneira correta e coerente. Com uma grande expertise no assunto, ela transformará o branco e preto no verde, azul e vermelho.

Márcia Okida é Designer Gráfico desde 1986 e professora universitária desde 1996. Pesquisadora da linguagem das cores desde 1988, atualmente é coordenadora e professora do curso de Graduação em Produção Multimídia da Unisanta, Organiza exposições, eventos e faz curadoria nas áreas das arte e design. Dá palestras e entrevistas sobre os mais variados temas relacionados ao design gráfico e às cores.

Sábado (26/8)
– 14h às 19h – Encerramento com festa: “Sunset FAUSC – 1ª Edição”. Organização: Atlética FAUSC. Local: Barraca da Unisanta – Praia, em frente a Rua da paz, 11055, Santos, SP.