Trabalhos sobre meio ambiente, Direito Internacional, Direito da Saúde, engenharia e inovação tecnológica estão entre os temas do encontro. Inscrições aos minicursos podem ser feitas até dia 10 (sexta), na parte da manhã.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebe,  nos dias 10/11 e 11/11, o VI Encontro Nacional de Pós-Graduação (ENPG). O evento conta com apresentações orais, de painéis e minicursos. De 144 trabalhos submetidos, 97 foram aceitos. A abertura será na sexta-feira, às 19h, na sala 72 do Bloco F.

No total foram 180 inscritos no VI ENPG, de Santos e de várias outras cidades ou distritos do Brasil, como: Andradina, Cristal, Cubatão, Curitiba, Franca, Guararema, Guarujá, Itaquera, Itatiba, Osasco, Ourinhos, Pariquera-Açu, Peruíbe, Praia Grande, Quirinópolis, Salvador, Santo André, São Paulo, São Vicente, Serra, Sorocaba, Três Lagoas, Uberlândia e Votorantim.

“O numero de trabalhos submetidos foi quase o mesmo em 2016. A qualidade dos artigos se apresentou melhor neste ano, mas o número de pesquisas aceitas foi menor,  porque os revisores foram mais rigorosos, para que as publicações apresentassem temas relevantes em suas áreas do conhecimento,  com o devido rigor científico”, afirma o Prof. Dr. João Inácio Da Silva Filho, coordenador do Laboratório de Lógica Paraconsistente Aplicada da Unisanta e um dos organizadores.

As inscrições aos minicursos podem ser feitas até o dia 10/11, na parte da manhã. O evento é destinado a alunos, professores e pesquisadores que estejam ligados a algum Programa de Pós-Graduação, mestrado, doutorado ou especialidade. Alunos de graduação também puderam participar, desde que tivessem como coautoria o seu orientador,  pertencente a algum Programa de Pós-Graduação.

Confira alguns dos temas do VI ENPG, em suas respectivas áreas:

Direito a Saúde

“Licenciamento compulsório de patentes de medicamentos como instrumento de efetivação do acesso à saúde”.

“A primazia da tutela judicial coletiva do direito à saúde”.

Direito Internacional:

“A Necessidade da Manutenção do Conceito de Refugiado ante a Perseguição Política”.

Espectroscopia Raman

“Avaliação da degradação do óleo lubrificante automotivo por meio da espectroscopia UV-Vis”.

“Detecção de creatina na urina de atletas de natação através da técnica de espectroscopia Raman”.

Preocupação dos pesquisadores com o meio ambiente:

“O uso de indicadores de sustentabilidade baseados no padrão da Global Reporting Initiative (GRI) para um Sistema de Gestão Ambiental”.

“Análise Florística e Fitossociológica da Regeneração Natural no Parque Zoobotânico, Orquidário de Santos, SP”.

“Biologia Reprodutiva do Siri Exótico Charybdis Hellerii no Litoral Central do Estado de São Paulo, Brasil”.

Inovação tecnológica da indústria 4.0

“Sistema cyber-físico aplicado ao chão de fábrica com aquisição de dados para armazenamento em nuvem para aplicação na estrutura da indústria 4.0”.

Aplicação direta de técnicas relacionadas à Engenharia

“Soldagem com Eletrodo Tubular Autoprotegido FCAW-S para Aços Estruturais Empregados em Elementos da Construção Civil”.