O processo seletivo acontece de 26 a 29 de janeiro. A Unisanta oferece bolsas integrais em cursos de graduação.
A Universidade Santa Cecília – Unisanta integra o grupo de instituições privadas de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a participação no Programa Universidade para Todos (ProUni). Para o primeiro semestre de 2026, as inscrições do processo seletivo estarão abertas de 26 a 29 de janeiro, por meio do Portal Acesso Único do MEC, até as 23h59 (horário de Brasília) do último dia.
O programa é um dos principais acessos ao ensino superior no Brasil e oferece bolsas de estudos, a fim de ampliar as oportunidades de formação acadêmica com qualidade. De acordo com o edital publicado pelo MEC, o resultado da primeira chamada será divulgado em 3 de fevereiro, enquanto o da segunda chamada está previsto para 2 de março.
Os candidatos pré-selecionados deverão comprovar as informações declaradas na inscrição diretamente na instituição de ensino escolhida, conforme prazos estabelecidos. Confira o edital aqui.
Quem pode participar do ProUni 2026?
Para se inscrever, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:
- Ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem;
- Ter alcançado pontuação média nas quatro provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) igual ou superior a 450 e nota superior a zero na redação;
- Não ter participado do exame na condição de treineiro;
- Renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo (bolsa integral).
Além de atender a pelo menos uma das seguintes condições:
1. tenha cursado:
- o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
2. seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
3. seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Como acontece o processo de inscrição?
Para realizar a inscrição, é preciso criar uma conta no Gov.br e fazer o login utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. Durante o processo, será necessário fornecer um endereço de e-mail e número de telefone válidos, além de preencher os dados cadastrais pessoais e do grupo familiar.
O candidato também deverá escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência disponíveis, de acordo com a renda familiar bruta mensal per capita.
Ao consultar os cursos disponíveis, o sistema do ProUni solicita que o candidato preencha o campo “IES”. A sigla refere-se à “instituição de ensino superior”, ou seja, é necessário informar o nome da faculdade ou universidade onde se pretende estudar. Neste momento, procure por Unisanta – Universidade Santa Cecília.
Ao longo do processo, o sistema disponibiliza diariamente a nota de corte parcial de cada curso, permitindo que o candidato acompanhe sua classificação. Se, ao final do prazo, o candidato estiver dentro da nota de corte e contemplado com uma das vagas disponíveis, ele passará a constar como pré-selecionado no processo seletivo.
ProUni na Unisanta
Na Universidade Santa Cecília, estudantes que concluíram o ensino médio e participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem utilizar suas notas para concorrer a bolsas do ProUni na instituição, seguindo critérios do MEC.
Optar pela Unisanta no momento da inscrição significa escolher uma instituição reconhecida nacionalmente por indicadores de qualidade, com cursos de graduação alinhados às demandas do mercado.
A universidade figura entre as melhores do país em avaliações e rankings de grande credibilidade, como o Ranking Universitário Folha de S. Paulo (RUF) e o Guia da Faculdade 2025, onde acumula 173 estrelas, sendo a instituição com mais cursos estrelados da região. Além disso, por sua missão em promover a inclusão educacional e impacto social positivo, recebeu o Selo Instituição Socialmente Responsável 2025–2026, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Entidades de Ensino Superior (ABMES).
Com tradição, inovação e compromisso social, a Unisanta amplia o acesso à educação de qualidade e fortalece a inclusão educacional e o impacto social na Baixada Santista e no Brasil. Saiba mais sobre a Unisanta.
Confira o cronograma do ProUni 2026:
Inscrições: 26 a 29 de janeiro
Resultado da primeira chamada: 3 de fevereiro
Resultado da segunda chamada: 2 de março
Manifestação de interesse na lista de espera: 25 e 26 de março
Resultado da lista de espera: 31 de março
